Anúncio

Diferença entre cactos e suculentas: aprenda tudo agora

Veja todas as informações agora!

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São Paulo, 28 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – A diferença entre cactos e suculentas nem sempre é tão clara. De modo que muitas pessoas acabam confundindo essas plantinhas tão queridas e cultivadas em todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

Hoje, resolvemos explicar tudo sobre a diferença entre cactos e suculentas. Desse modo, com essas informações, você saberá identificar e, claro, diferenciar essas plantinhas. Quer ficar por dentro de tudo sobre esse assunto? Então, vamos lá!

Continua depois da publicidade

Cactos e suculentas: principais informações

Inicialmente, é mais do que necessário você ter em mente alguns conceitos dessas plantinhas. Somente assim você poderá saber a diferença entre cactos e suculentas.

Continua depois da publicidade

Suculentas

Suculenta de vidro (Foto: Reprodução Canva Pro)
Diferença entre cactos e suculentas: aprenda tudo agora  (Foto: Reprodução Canva Pro)

As suculentas são plantinhas que armazenam água nos seus diversos órgãos, sejam caules, raízes ou folhas, ou vários deles. Esse detalhe se trata de um mecanismo de sobrevivência para sobreviver em ambientes extremamente quentes e secos. Afinal, ele permite que a plantinha armazena água e umidade.

Dentro desse contexto, é possível afirmar que qualquer planta com essas habilidades de armazenamento de água, independentemente de sua família, é considerada uma planta suculenta.

Cactos

Como cultivar cactos em vasos: veja as dicas gerais que mais fazem diferença no cultivo - Canva
Diferença entre cactos e suculentas: aprenda tudo agora  (Foto: Reprodução Canva Pro)

Os cactos, por sua vez, são plantas suculentas. Afinal, eles armazenam água em seus caules. Eles vêm sempre de ambientes áridos ou desérticos, onde a água é escassa e, por isso, estão entre as plantas com maior capacidade de armazenamento desse líquido.

Vale destacar, ainda, que a maioria dos cactos transforma as suas folhas nos espinhos. Assim, esse detalhe permite maior proteção contra predadores e, também, os espinhos são capazes de captar as minúsculas gotas de orvalho.

Contudo, nem todos os cactos possuem espinhos. Hoje, existem diferentes espécies dessa plantinha espalhadas pelo mundo todo. De modo que, algumas delas, não transformaram as suas folhas em espinhos.

Inclusive, a variedade é tão grande que, hoje, é possível encontrar cactos com formatos mais do que variados. Por exemplo, conforme noticiado pela redação da Abril, no dia 17 de fevereiro de 2023, existe o cacto apelidado de ‘Cauda de Sereia’. Como o próprio nome já diz, a sua forma, lembra a cauda de uma sereia.

Reportagem sobre Catharantus roseas (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre Catharantus roseas (Foto: Reprodução Portal Abril)

 

Qual a diferença entre cactos e suculentas?

A principal diferença entre os cactos e as suculentas é o fato de que, como explicado por nós do Casa & Agro, todos os cactos são suculentas. Contudo, como você já deve imaginar, nem todas as suculentas são cactos.

Além disso, os cactos contam com uma aréola, que são os botões circulares de onde surgem seus cabelos ou espinhos. As suculentas, por sua vez, não possuem esse detalhe em suas folhas. Desse modo, a distinção pode ser realizada por esse aparato.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More