Anúncio

3 erros de adubação que prejudicam suas plantas, confira

Etapa crucial na saúde das plantas também é a que mais gera dúvidas

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 15 de fevereiro de 2023, por Janaina Brito – As plantas exigem cuidados constantes para continuarem bonitas e saudáveis. Uma dessas etapas diz respeito ao uso de adubos para enriquecer o substrato, garantindo os nutrientes necessários para a vitalidade da vegetação. Contudo, apesar de essencial, esse passo ainda gera incertezas entre os jardineiros, o que possibilita a ocorrência de erros de adubação muito prejudiciais as plantinhas.

Continua depois da publicidade

Para fertilizar corretamente suas espécies vegetais, é necessário entender o que a planta precisa e quais os melhores adubos para essa tarefa. O objetivo é ajudar as plantas e não atrapalhar o seu progresso! Assim, antes de mais nada, essa etapa não pode ser feita de qualquer forma e demanda cautela. Confira, a seguir, 3 erros de adubação mais comuns e salve seus cultivos.

Continua depois da publicidade
Erros de adubação (Reprodução Canva)
Erros de adubação (Reprodução Canva)

Os principais erros de adubação

Não conhecer ou entender tudo sobre adubação é normal, o que torna pequenos erros durante o manejo das plantas comuns. Existe uma variedade de espécies vegetais, assim como uma gama de tipos de fertilizantes, mas com algumas dicas, você vai evitar hábitos prejudiciais às plantinhas.

Continua depois da publicidade

1. Não conhecer o tipo de adubo

Antes de fazer a adubação, é preciso saber se o fertilizante possui origem orgânica ou química, por exemplo, os principais nutrientes que ele vai fornecer para as plantas e se o composto é de rápida ou lenta absorção. Nem todos os adubos são iguais e eles devem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada cultivo. Desse modo, o adubo errado pode empobrecer o solo e causar danos para a vegetação, ou seja, produz o efeito contrário ao que se buscava.

Na dúvida, dê preferência para fertilizantes completos, que possuem uma quantidade equilibrada de nutrientes básicos para a maioria das plantas. Ademais, atente-se para a aplicação adequada desse composto. Alguns adubos precisam ser diluídos, outros podem ser adicionados direto no solo ou até nas folhas. O importante é aproveitar ao máximo os seus benefícios.

2. Adubo na quantidade errada

Esse é um dos principais erros na hora de adubar. Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de adubo pode ser mais problemático do que a falta dele. Sabia que quantidades excessivas de fertilizantes costumam causar queimaduras nas raízes e nas folhas?

Uma dica é investir em adubos de absorção lenta, como os orgânicos, visto que são menos agressivos. Além disso, é necessário acompanhar o que recomenda o fabricante do adubo antes de fazer a aplicação.

Erros de adubação (Reprodução Canva)
Erros de adubação (Reprodução Canva)

3. Não respeitar o tempo ou as necessidades da planta

Existem períodos ideais para realizar as adubações, assim como é importante respeitar o intervalo entre o uso de fertilizantes. Ignorar esses fatores também pode ser prejudicial para as espécies.

Recomenda-se a utilização de adubos nos períodos de atividade das plantas, geralmente durante o verão e a primavera. Então, não deixe de diminuir a frequência de adubações no inverno para não pecar pelo excesso.

Outrossim, segundo Silvia Montico em matéria para o site UOL, em 31 de julho de 2021, evite misturar adubos ou adubar logo após adquirir a plantinha, visto que ela ainda precisa se ajudar ao novo ambiente. O mesmo vale para espécies recém replantadas. Logo, é fundamental observar o que a sua vegetação necessita antes de qualquer coisa.

Imagem UOL
Imagem UOL

Agora que o blog Casa&Agro te mostrou os principais erros de adubação que podem acontecer durante os cuidados com as plantas, continue preservando suas espécies. Assim você estará usufruindo apenas dos benefícios que adubos e fertilizantes vão trazer para o desenvolvimento delas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More