Anúncio

Como fazer batatinha em conserva: faça você mesmo esse maravilhoso aperitivo de boteco

Aperitivo ou acompanhamento, das duas formas a batatinha em conserva vai bem

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Poder contar com uma conserva versátil e saborosa é sempre bom para uma casa. Pensando nisso, o Casa & Agro, do Tecnonoticias, nesta quinta, 20 de janeiro, traz um método de como fazer batatinha em conserva. Um ingrediente comum e que todo mundo gosta, além de ir muito bem com aquele churrasquinho.

Continua depois da publicidade

A batata é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, pela sua versatilidade e sabor maravilhoso. Ademais, a batatinha também é um ótimo aperitivo para qualquer ocasião. Desse modo, veja, a seguir, como fazer batatinha em conserva.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: Como conservar alho com casca: dicas para manter armazenado e fresco

Continua depois da publicidade
Como fazer batatinha em conserva (Reprodução Canva Pro)
Como fazer batatinha em conserva (Reprodução Canva Pro)

Como preparar a batatinha em conserva

Para isso, use os seguintes ingredientes:

  • 1 kg de batata bolinha;
  • 2 cebolas;
  • Azeite;
  • 1 xícara (de chá) de vinagre de maçã;
  • 2 cabeças de alho trituradas.

Modo de fazer:

Antes de tudo, é preciso fazer a esterilização do pote que receberá a conserva. Ele deve deve ser de vidro. O processo deve ser feito inundando o recipiente e a tampa em água fervente por aproximadamente 10 minutos.

Feito isso, lave as batatas em água corrente, faça furinhos nelas com palitos e, depois, leve-as para uma panela com água e sal e deixe ferver de 5 a 10 minutinhos. Além disso, certifique-se de deixar a batata al dente, ou seja, ela deve ficar com uma textura mais ou menos dura.

Para preparar o tempero, corte as cebolas em rodelas com diâmetro pequeno. Também, nesse passo, você deve escolher o que adicionar de tempero para sua conserva. Indica-se, para essa receita, o uso da salsinha, da azeitona, folhas de louro, além do alho já incluso nos ingredientes acima.

Com as batatas já cozidas, já pode ir adicionando os temperos e a própria batata no pote. Nesse sentindo, faça camadas intercalando os ingredientes. No fim, adicione o vinagre e preencha, até cobrir os alimentos, com azeite.

Por fim, tampe bem o recipiente e leve para a geladeira. Depois de dois dias, a conserva já pode ser consumida. Ainda, vale salientar que, quanto mais dias de armazenamento, melhor ficará o gosto da batata. Essa receita pode ser combinada com saladas, como acompanhamento de uma mesa de frios ou como petisco para o churrasco, por exemplo.

Veja, ainda: Berinjela em conserva: saiba como fazer com azeite ou sem

Orientações extras 

Com o intuito de não contaminar a batata curtida, sempre utilize talheres limpos para manuseá-la. Lembre-se de, durante o dia, mexer a conserva, sem precisar abri-la, para que os ingredientes que desceram, subam e para que a batata pegue mais o gosto dos temperos.

Contudo, caso você não encontre batatas do tipo bolinha, opte por pegar as menores que encontrar no mercado. As cascas desse legume também podem ser retiradas, caso você não goste.

Portanto, agora que você já sabe como fazer batatinha em conserva, não perca seu tempo e prepare a receita ensinada acima. Essa é uma maravilhosa e versátil receita de petisco ou acompanhamento pro seu dia a dia.

Portanto, veja: Pitaya: conheça os benefícios para a saúde e aprenda a identificar se a fruta é rosa ou branca por dentro

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More