Anúncio

Rússia reage à entrada da Suécia na Otan e promete retaliar

Os suecos são mais membros do bloco, que já tem 32 integrantes

Anúncio


São José dos Campos (SP), quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – A Rússia reagiu à adesão da Suécia na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e prometeu tomar ações ‘técnico-militares’ como retaliação. No entanto, Moscou ainda não especificou que tipo de ações vai tomar contra o país escandinavo.

Continua depois da publicidade

Recentemente, a Finlândia também entrou para a Otan e passou a fazer parte da aliança militar ocidental que surgiu ao final da Segunda Guerra Mundial. No entanto, a Rússia vem se sentindo ameaçada pela entra dos dois vizinhos escandinavos.

Continua depois da publicidade

Com isso, aumenta a tensão na Europa, ainda mais agora, que a invasão da Ucrânia pelos russos completa dois anos. Mais de 315 mil pessoas já perderam suas vidas neste período de 24 meses.

Continua depois da publicidade

Rússia vê bloco como ‘agressivo’

Rússia reage à entrada da Suécia na Otan e promete retaliar. Foto: Pixabay
Rússia reage à entrada da Suécia na Otan e promete retaliar. Foto: Pixabay

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse nesta quarta-feira (28) que o país vai aguardar as ações da Suécia no que chamou de ‘agressivo’ bloco militar. Aliás, um dos motivos que levou a Rússia a invadir a Ucrânia em 2022 foi justamente a intenção do país vizinho em entrar para o bloco.

“Monitoraremos de perto o que a Suécia fará no agressivo bloco militar, como realizará sua adesão na prática (…) com base nisso, construiremos nossa resposta com medidas retaliatórias de natureza técnico-militar e outras”.

Com a invasão russa, os demais vizinhos passaram a se preocupar e temer que pudessem ser os próximos. Isso influenciou a entrada da Finlândia e, agora, a Suécia, que historicamente sempre foi um país neutro.

No momento, os russos estão anexando alguns territórios do leste ucraniano ao seu. Isso porque alega questões de segurança ao seu território. E o governo sueco respondeu à declaração dos russos dizendo que não era ‘surpreendente’.

O blog Casa e Agro, o seu preferido da internet, acompanha as principais notícias do Brasil, da região e do mundo.

Risco de conflito nuclear gera preocupação

Recentemente, a Otan organizou um treinamento militar no leste europeu, com mais de 90 mil soldados. Essa foi a maior atuação deles desde 1988, no auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e a então União Soviética.

Agora, o bloco da Otan prevê que se um país for atacado, é como se todos também fossem. Assim, teriam a obrigação de responder militarmente a um ataque.

No momento, com a entrada da Suécia, a Otan já tem 32 membros. No entanto, no mundo, há um temor de um possível conflito nuclear, já que a Rússia tem o maior arsenal atômico do mundo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More