Anúncio

Cultivo de pitaya em vaso: veja como é simples plantar essa fruta em casa

A pitaya é uma fruta destacada por sua aparência exótica e exuberante, suas cores fortes, sabor adocicado e formato único.

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Salvador, em 18 de setembro de 2022, por Mayara Porto. – A pitaya é uma fruta destacada por sua aparência exótica e exuberante, suas cores fortes, sabor adocicado e formato único. É conhecida mundialmente como fruta-do dragão e pertence à família dos cactos (Cactaceae). Por suas muitas características singulares, muitas pessoas adoram ter em casa vasinhos com mudas dessa cactácea frutífera.

Continua depois da publicidade

Todavia, essas muitas diferenças acabam pesando no bolso na hora de comprá-la, favorecendo um alto valor de mercado. Deste modo, muitas pessoas  desistem de consumir a fruta, devido ao seu elevado valor. Por isso, preparamos  um passo a passo perfeito de como plantar pitaya em vasos, para você cultiva-la em sua casa.

Continua depois da publicidade

Aprenda a plantar pitaya em vasos

Primeiramente, existem alguns manejos que devem ser seguidos à risca na hora de cultivar a pitaya. Visto isso, é importante ressaltar que ela se adapta muito bem em espaços abertos, com iluminação direta da luz solar, tanto plantada no chão quanto em vasos no quintal. A melhor maneira de realizar o plantio é por via seminal (sementes) ou de suas estaquia (estacas).

Continua depois da publicidade
Pitaya (Reprodução Canva Pro)
Pitaya (Reprodução Canva Pro)

Escolha do vaso e substrato

Segundo Camila Santos, em contribuição para o blog Casa Vogue, em 18 de maio de 2021, a escolha do vaso é um passo importante, deve-se priorizar vasos com tamanho superior a 40 cm de profundidade. Visto que a planta pode chegar a 1 metro de altura, a largura do vaso também tem de ser pensada e não deve ser inferior a 30cm. 

Imagem: Casa Vogue
Imagem: Casa Vogue

O solo ideal para se plantar pitaya deve ser um solo mais leve e drenante. Mas isso não significa um solo pobre. O blog Casa&Agro recomenda uma mistura de areia lavada com terra vegetal rica em matéria orgânica, ou um composto orgânico, para que a pitaya se desenvolva com saúde e vigor.

Plantio via seminal 

Após fazer a escolha da espécie de pitaya e conseguir uma fruta exemplar, o primeiro passo é retirar e selecionar as sementes. Feito isso, é importante que elas sejam limpas em água corrente e secas naturalmente em ambiente com sombra. 

Com as sementes devidamente preparadas e o vaso ideal, coloque argila expandida e manta bidim no fundo, para auxiliar na drenagem. Acrescente o substrato e por fim as sementes, não esquecendo de cobri-las com um pouco de terra. A germinação acontece entre 8 e 12 dias da semeadura.

Plantio via estaquia 

Para cultivar a pitaya utilizando estacas, é necessário ter uma estaca da planta, que você pode conseguir com um conhecido ou comprando uma muda em uma loja de jardins. Com o vaso já preparado com o substrato, basta enterrar um terço da estaca no meio do vaso e deixá-la na sombra por no mínimo 3 dias.

Regas

A pitaya é um cacto, por isso, não carece de regas com constância diária. Dessa forma, aposte sempre em regas pouco frequentes. Geralmente, o ideal é regar apenas quando o solo estiver visivelmente seco. Isso seria, nos dias quentes, aproximadamente a cada 2 dias e nos dias frios a cada 4 dias.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More