Anúncio

ONU afirma que Israel e Hamas cometeram crimes de guerra

Guerra começou no dia 7 de outubro

Anúncio


São José dos Campos (SP), quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Volker Turk, chefe dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), fez uma dura acusação contra Israel e Hamas. Para ele, os dois lados estão violando os direitos humanos durante a guerra na Faixa de Gaza.

Continua depois da publicidade

O conflito começou no dia 7 de outubro, quando terroristas do Hamas invadiram o território de Israel e mataram mais de 1.000 pessoas. Isso incluiu ainda violência sexu@l e sequestros, condenados também pela ONU.

Continua depois da publicidade

Então, na contraofensiva, Israel começou a atacar Gaza para desmantelar o poderio de guerra do grupo terrorista. E, com isso, mais de 30 mil pessoas já teriam perdido suas vidas.

Continua depois da publicidade

ONU quer investigação dos crimes cometidos

ONU afirma que Israel e Hamas cometeram crimes de guerra. Foto: Michael Grube/BMEIA/Fotos Públicas
ONU afirma que Israel e Hamas cometeram crimes de guerra. Foto: Michael Grube/BMEIA/Fotos Públicas

Volker Turk cobrou fortemente uma investigação sobre todas as violações que estão acontecendo no conflito. E a ONU quer que todos os culpados sejam devidamente responsabilizados.

Entre outras coisas, a entidade das Nações Unidas e a comunidade internacional criticam as baixas civis. Por exemplo, há crise também humanitária e fome entre as crianças e mulheres que vivem em Gaza.

Desde o início do conflito, mais de 2 milhões de pessoas se deslocaram para o sul da Faixa de Gaza, em Raffah, na fronteira com o Egito. Agora, Israel também ameaça atacar essa região para eliminar terroristas.

“Violações claras dos direitos humanos internacionais e das leis humanitárias, incluindo crimes de guerra e possivelmente outros crimes sob a lei internacional, foram cometidos por todas as partes”

O blogue Casa e Agro, o seu preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias da região, da cidade e do país.

Dirigente fala em força desproporcional

Ainda nesta quinta-feira (29), o dirigente da ONU disse que Israel vem usando força desproporcional em várias de suas ações. E isso vale tanto para Gaza quanto para a Cisjordânia, território palestino que fica dentro de Israel.

Agora, ainda existe uma esperança de cessar-fogo no início de março, por conta do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos. Mas, ainda não tem nada acertado e isso não está garantido, por conta do clima de tensão.

Por fim, a ONU também vem sofrendo críticas da comunidade internacional durante a guerra. Isso porque estaria demorando para agir de forma eficiente e evitando os conflitos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More