Anúncio

São Paulo: número de idosos sobe 700 mil, mesma população de Cuiabá

Cidade vê aumento de população acima dos 60 anos

Anúncio


São José dos Campos (SP), domingo, 31 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – A população de São Paulo conta, atualmente, com mais de 2 milhões de idosos. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mas após estudo elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, com base nos dados de 2022.

Continua depois da publicidade

Pelo dados divulgados, São Paulo hoje tem 2.023.060 de idosos, ou o equivalente a toda a população da cidade de Manaus (AM), por exemplo. Além disso, 60% desses idosos são formados por mulheres, segundo o levantamento do IBGE.

Continua depois da publicidade

Além disso, entre 2010 e 2022, a população idosa na capital paulista aumentou em 700 mil habitantes. Isso equivale a toda a população da cidade de Cuiabá (MT).

Continua depois da publicidade

São Paulo segue tendência do restante do país

São Paulo: número de idosos sobe 700 mil, mesma população de Cuiabá. Foto: Pixabay
São Paulo: número de idosos sobe 700 mil, mesma população de Cuiabá. Foto: Pixabay

Esses dados em São Paulo também se referem a pessoas a cima dos 60 anos de idade. Nos últimos 12 anos, houve aumento de 51,1% de idosos dentro da cidade, segundo o IBGE.

No estado todo, o aumento foi de 60,3% no período, enquanto no país chegou aos 56%. Ou seja, a cidade também seguiu uma tendência nacional no crescimento da população idosa.

Segundo o levantamento do IBGE, os idosos em São Paulo representavam 17,7% da população em 2022, acima do número de crianças, que eram de 17,1%. E, também, já há mais idosos que jovens de 15 a 24 anos, que somam 13,7% do total.

Na prática, a única faixa etária na capital paulista que supera os idosos é a de adultos entre 25 e 59 anos. No caso, eles representam 51,6% da população.

O blogue Casa e Agro, o seu preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias da cidade, da região do país e do mundo no dia a dia.

Idosos já foram o menos representativo

Para um parâmetro de comparação, em 2010, a quantidade de idosos em São Paulo era de 11,9% de todos os moradores da cidade. E isso representava o menor grupo etário naquela oportunidade.

Isso porque as crianças, até 14%, representavam 20,8% de todos os moradores, em segundo lugar no geral. Ainda em 2010, as pessoas de 25 a 59 anos representavam 51% da população local.

Por fim, São Paulo teve um aumento de 2,6% de idosos entre 2000 e 2010, segundo os dados do IBGE. Já em 2022 isso foi a 5,8%, ou seja, ficou mais que o dobro do registrado no período anterior.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More