Anúncio

Mato Grosso tem 12.559 eleitores de 16 e 17 anos, diz TSE

Estado está se preparando para as eleições de 2024

Anúncio


Nova Mutum (MT), domingo, 3 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O estado do Mato Grosso tem 12.559 eleitores entre 16 e 17 anos, menores de idade para as eleições 2024. Os dados foram divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que fez um levantamento ao nível nacional nesta semana.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o Mato Grosso tem 1.983.299 eleitores aptos a votarem nas eleições de 6 de outubro deste ano. Na prática, os eleitores menores de idade representa 0,63% do total do estado.

Continua depois da publicidade

Também vale lembrar que, nesta faixa etária, o voto ainda não é obrigatório. Apenas a partir dos 18 anos, mas maiores de 16 anos também podem tirar o título eleitoral e votar.

Continua depois da publicidade

Como fazer alistamento no Mato Grosso

Mato Grosso tem 12.559 eleitores de 16 e 17 anos, diz TSE. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Mato Grosso tem 12.559 eleitores de 16 e 17 anos, diz TSE. Foto: José Cruz/Agência Brasil

Em 2024, os jovens interessados em votar pela primeira vez, tanto no Mato Grosso quanto no resto do país, ainda podem fazer o chamado alistamento eleitoral. Desta maneira, devem fazer de forma virtual, pelo site do TSE.

Entretanto, par ater acesso ao título de eleitor, o jovem deve ir ao cartório eleitoral de sua cidade em um prazo máximo de 30 dias. Desta maneira, vai colher a biometria e validar o pedido original.

Atualmente, segundo os dados do TSE, o Brasil tem mais de 152 milhões de eleitores aptos a votar. Em 2024, as eleições serão municipais, ou seja, para escolher vereadores e prefeitos nas mais de 5.000 cidades brasileiras.

O blogue Casa e Agro, o seu preferido da internet, acompanha as principais notícias da cidade, do Brasil e do mundo.

Estado representa 1,3% do total do país

Atualmente, o estado do Mato Grosso, em termos de eleitores, representa 1,3% do total do país. E os eleitores que ainda não estão regularizados de alguma forma, precisam correr.

Isso porque o prazo para regularização das pendências eleitorais vai até o próximo dia 8 de maio. Quem não fizer, poderá ter diversas penalizações e restrições, como a proibição de participar de concursos públicos, por exemplo.

Por fim, voltando a falar dos jovens eleitores de 16 e 17 anos, no país todo eles são 14% a mais que nas eleições majoritárias de 2020. No país inteiro, eles somam 1,17 milhões de pessoas, contra 1,03 milhões há quatro anos. E Mato Grosso tem cerca de 11% desses eleitores mais jovens.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More