Anúncio

Conserva de berinjela no azeite: aprenda a fazer essa maravilha em casa

Aprenda a preparar esse aperitivo versátil que cai bem em qualquer ocasião

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Conserva de berinjela no azeite é uma delícia que você precisa fazer em casa. É uma conserva para fazer agora e para desfrutar durante todo o ano. Hoje, 14 de dezembro, aqui no Casa e Agro, do Tecno Notícias, você verá a receita e o passo a passo do preparo.

Continua depois da publicidade

É costume servir conserva de berinjela no azeite com bruschettas, nachos mexicanos e torradas. Ademais, é uma mão na roda quando se precisa de um acompanhamento rápido para comidas. Entretanto, hoje você aprenderá a fazer uma conserva da berinjela um pouco diferente, em rodelas, mas que fica uma delícia e cai bem em qualquer ocasião.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: Pepino em conserva faz bem? Conheça os benefícios e aprenda a fazer em casa essa maravilha de conserva

Continua depois da publicidade
Conserva de berinjela no azeite aprenda a fazer essa maravilha em casa (Reprodução Canva)
Conserva de berinjela no azeite aprenda a fazer essa maravilha em casa (Reprodução Canva)

Como fazer conserva de berinjela no azeite

Para preparar essa maravilhosa conserva, você precisará de:

  • 2 quilos de berinjela;
  • 1 litro de vinagre de vinho branco;
  • 2 dentes de alho;
  • Azeite de oliva extra virgem;
  • Sal a gosto;
  • Hortelã ou manjericão a gosto.

Passo a passo do preparo:

Primeiramente, lave e seque as berinjelas. Em seguida, corte-as em rodelas com cerca de meio centímetros. O próximo passo é arrumá-las em camadas em uma assadeira, alternando com sal. Deixe descasar assim por pelo menos 12 horas. Isso favorecerá a perda do gosto amargo na berinjela.

Passado esse tempo, lave as berinjelas em água corrente para retirar todo o sal e deixe secar naturalmente por 1 hora. Feito isso, agora é hora de aquecer o vinagre em uma panela e colocar as berinjelas de molho por 4 minutos nesse líquido. Após isso, escorra as berinjelas e deixe descansar por mais 2 horas em um pano limpo.

Na sequência, você já pode organizar as rodelas de berinjela com o alho, o sal e as especiarias no vidro de conserva já higienizado. Em seguida, cubra totalmente com o azeite, feche o pote e armazene de cabeça para baixo em um local fresco e escuro. Em 30 dias sua conserva de berinjela no azeite estará pronta para ser consumida.

Veja, ainda: Como fazer conserva de cebola e vinagre: aprenda a forma mais simples e saudável de se preparar esse aperitivo

Como esterilizar corretamente um pote para conserva

Conservas são versáteis e deliciosas, contudo esterilizar corretamente o vidro que a receberá é de suma importância. Aqui vale um adendo, apesar de o termo mais conhecido ser esterilizar, o procedimento de fervura que higieniza o vidro não o torna estéril.

Na verdade, o que ocorre é apenas uma redução dos micro-organismos que podem causar doenças, como exemplo a bactéria Clostridium botulinum, que adora viver em ambientes de conserva e causa uma doença grave chamada botulismo.

Portanto, você pode higienizar o vidro em água fervente. Para isso, basta adicionar o vidro e a tampa em uma panela e adicionar água até que cubra completamente o recipiente. Após iniciar fervura, conte 15 minutos. Feito isso, aguarde até que esfrie naturalmente e já estará pronto usá-lo em seguida.

Ademais, é possível higienizar o vidro de conserva também no forno. Nesse sentido, basta colocar o recipiente seco em alguma assadeira e levá-lo ao forno, a 200 °C, por cerca de 20 minutos. Quando esse tempo passar, o vidro já pode ser utilizado para sua conserva de berinjela com azeite de forma segura e saudável.

Portanto, veja: Aprenda Como Fazer Tomate Seco Em Conserva: Super Fácil E Simples De Preparar Em Casa; Vem Ver

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More