Salvador, em 23 de setembro de 2022, por Mayara Porto. – As ervas aromáticas ou ervas-de-cheiro são ingredientes excelentes para adicionar sabor aos seus preparos culinários, ou para fazer aquele chazinho fitoterápico. Essas plantas são usadas, desde a antiguidade, na medicina, na conservação e condimentação de alimentos e em cerimônias religiosas. Antigamente, o canteiro de ervas aromáticas era a farmácia de muitas famílias, principalmente as de origem rural.
Olhando agora para a culinária, vários profissionais de cozinha apreciam utilizar ervas de cheiro em suas preparações, e muito acabam por ter sua própria horta de temperos em casa. Entretanto, montar sua horta de ervas aromáticas pode ser mais difícil do que parece. Por isso, juntamos algumas informações e dicas sobre o cultivo de ervas para lhe ajudar nessa tarefa!
Salsa
A salsa, também conhecida como salsinha (Petroselinum crispum), é um tempero comumente usado na culinária. Essa erva possui um manejo facilitado, ou seja, que pode ser plantado em qualquer vaso ou canteiro e preenchido por terra vegetal minimamente fértil. A planta da salsa é pequena, chegando a uma altura de até 30 cm e tem um ciclo de vida médio de 1 ano.
O cultivo da salsinha exige regas diárias e também exposição direta ao sol por, no mínimo, três horas ao dia. Idealmente, em receitas a salsinha é mais utilizada fresca e logo após a colheita para que seu sabor seja conservado e aproveitado no preparo, sem perder suas características. Sua composição aromática contém: α-Pineno, carvona, limoneno, linalol e miristicina.
Capim-limão
Dono de muitos nomes, o capim-limão, capim-santo ou também capim-cidreira (Cymbopogon citratus), é uma erva com touceiras volumosas que podem ultrapassar 1,2 m de altura. O capim-cidreira é um tempero muito presente na culinária da Tailândia, porém, já ganhou o mundo com vários outros usos, e é uma boa erva para se fazer um chá, contendo propriedades calmantes e que favorecem um bom funcionamento intestinal.
Segundo publicação do site Universa Uol, o cultivo do capim-limão pede sol pleno e é uma planta bastante resistente a adversidades, pois tem ciclo de vida perene, mesmo em condições não ideais de clima e solo. Além disso, seu plantio é realizado através da separação de touceiras e permite regas em dias alternados.
Menta
A menta, ou hortelã (Mentha sp) é uma erva aromática que serve tanto como tempero, quanto na preparação de chás e bebidas refrescantes. É uma planta rustica, perene e que exige exposição direta ao sol por, pelo menos, 4 horas ao dia. Sua composição aromática contém: cineol, linalol, cânfora, 4-terpinenol e metil acetato.
Essa erva, quando bem desenvolvida, pode chegar até 45 cm de altura com grandes larguras de canteiro. Em preparações, a hortelã vai bem em chás, saladas, molhos e pratos árabes. Além de possuir propriedades medicinais que contribuem no combate da azia e má digestão. O blog Casa&Agro recomenda a adubação de ervas aromáticas com húmus de minhoca ou compostos orgânicos, e isso se aplica a todas as espécies citadas acima.