Anúncio

Ervas aromáticas: saiba tudo que precisa e tenha-as em seu quintal

Aproveite todo o potencial dessas preciosidades

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 23 de setembro de 2022, por Mayara Porto. – As ervas aromáticas ou ervas-de-cheiro são ingredientes excelentes para adicionar sabor aos seus preparos culinários, ou para fazer aquele chazinho fitoterápico. Essas plantas são usadas, desde a antiguidade, na medicina, na conservação e condimentação de alimentos e em cerimônias religiosas. Antigamente, o canteiro de ervas aromáticas era a farmácia de muitas famílias, principalmente as de origem rural. 

Continua depois da publicidade

Olhando agora para a culinária, vários profissionais de cozinha apreciam utilizar ervas de cheiro em suas preparações, e muito acabam por ter sua própria horta de temperos em casa. Entretanto, montar sua horta de ervas aromáticas pode ser mais difícil do que parece. Por isso, juntamos algumas informações e dicas sobre o cultivo de ervas para lhe ajudar nessa tarefa!

Continua depois da publicidade

Salsa

A salsa, também conhecida como salsinha (Petroselinum crispum), é um tempero comumente usado na culinária. Essa erva possui um manejo facilitado, ou seja, que pode ser plantado em qualquer vaso ou canteiro e preenchido por terra vegetal minimamente fértil. A planta da salsa é pequena, chegando a uma altura de até 30 cm e tem um ciclo de vida médio de 1 ano.

Continua depois da publicidade

O cultivo da salsinha exige regas diárias e também exposição direta ao sol por, no mínimo, três horas ao dia. Idealmente, em receitas a salsinha é mais utilizada fresca e logo após a colheita para que seu sabor seja conservado e aproveitado no preparo, sem perder suas características. Sua composição aromática contém: α-Pineno, carvona, limoneno, linalol e miristicina.

Salsinha (Reprodução Canva pro)
Salsinha (Reprodução Canva pro)

Capim-limão

Dono de muitos nomes, o capim-limão, capim-santo ou também capim-cidreira (Cymbopogon citratus), é uma erva com touceiras volumosas que podem ultrapassar 1,2 m de altura. O capim-cidreira é um tempero muito presente na culinária da Tailândia, porém, já ganhou o mundo com vários outros usos, e é uma boa erva para se fazer um chá, contendo propriedades calmantes e que favorecem um bom funcionamento intestinal.

Capim-limão (Reprodução Canva pro)
Capim-limão (Reprodução Canva pro)

Segundo publicação do site Universa Uol, o cultivo do capim-limão pede sol pleno e é uma planta bastante resistente a adversidades, pois tem ciclo de vida perene, mesmo em condições não ideais de clima e solo. Além disso, seu plantio é realizado através da separação de touceiras e permite regas em dias alternados.

Imagem: Universa Uol
Imagem: Universa Uol

Menta

A menta, ou hortelã (Mentha sp) é uma erva aromática que serve tanto como tempero, quanto na preparação de chás e bebidas refrescantes. É uma planta rustica, perene e que exige exposição direta ao sol por, pelo menos, 4 horas ao dia. Sua composição aromática contém: cineol, linalol, cânfora, 4-terpinenol e metil acetato.

ervas aromáticas
Hortelã (Reprodução Canva pro)

Essa erva, quando bem desenvolvida, pode chegar até 45 cm de altura com grandes larguras de canteiro. Em preparações, a hortelã vai bem em chás, saladas, molhos e pratos árabes. Além de possuir propriedades medicinais que contribuem no combate da azia e má digestão. O blog Casa&Agro recomenda a adubação de ervas aromáticas com húmus de minhoca ou compostos orgânicos, e isso se aplica a todas as espécies citadas acima. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More