Anúncio

O poder da poda: como e quando podar suas plantas para garantir melhor desenvolvimento

Entenda melhor e auxilie o crescimento das plantas

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 17 de fevereiro de 2023, por Gabriela Scopel – Já passou pela sua cabeça que existe um tempo propício para a poda? E se te contarmos que, além do tempo propício, você também precisa saber que existe mais de um tipo? É isso mesmo! Apesar do assunto ser pouco falado, é um pouco mais rico em detalhes do que te contaram por aí.

Continua depois da publicidade

Isso porque, para realizar a poda, não basta simplesmente cortar alguns galhos. É importante saber a melhor hora, bem como os tipo de podas para fazer a melhor aplicação no melhor tempo possível. Portanto, se você ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de ler até o final da matéria, combinado?

Continua depois da publicidade

Como saber a época de podar?

Primeiramente, vamos falar sobre a melhor época de poda. Apesar de cada espécie de árvore e cultivos em geral terem o seu próprio momento de serem podadas, é possível definir a melhor fase em comum para todas.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, a fase em questão que mais se adequa a todas as espécies é o outono. Esta estação é  a melhor do ano para realizar a poda de plantas, justamente pela renovação das flores e folhas. Além disso, é um ótimo momento para renovar aquela adubação esquecida, hein? Contudo, sempre busque conhecimentos e estudos acerca da plantinha que você está querendo podar para fazer o melhor possível, combinado?

Quais os tipos de poda?

Agora que você já sabe o melhor momento para fazer o processo, vamos entender mais sobre os tipos. Segundo uma matéria publicada pelo G1, no dia 08 de agosto de 2018, existem dois momentos de se fazer a poda, o chamado de formação e o de manutenção, ambos com nomes bem sugestivos.

Poda de manutenção

A de manutenção é para os momentos em que a plantinha já está crescida, praticamente adulta, e você deve cortar galhos secos, mortos ou extensos demais para não prejudicar o crescimento da espécie. Essa é a mais comum e que deve ser feita com maior frequência, especialmente em plantas de grande porte, como é o caso das árvores.

O poder da poda: como e quando podar suas plantas para garantir melhor desenvolvimento
O poder da poda: como e quando podar suas plantas para garantir melhor desenvolvimento – G1

Poda de formação

Já no caso da poda de formação, como o nome diz, é uma técnica para conduzir e guiar o crescimento da planta, deixando, inclusive, no tamanho e formato que desejar. Esse processo é para plantinhas mais jovens e tende a ser feito poucas vezes, bem no início do processo de desenvolvimento do seu cultivo.

O poder da poda: como e quando podar suas plantas para garantir melhor desenvolvimento
O poder da poda: como e quando podar suas plantas para garantir melhor desenvolvimento – Canva

A de manutenção é recomendada fazer na estação outono. Por outro lado, no caso da de formação, por mais que possa ser feita no outono, o ideal é que você estude qual a fase de germinação para, a partir disso, saber, em média, quando ela já estará crescida para realizar a técnica – cerca de 3 meses depois do início do crescimento -.

Dica extra

Sempre tenha bons equipamentos para que o processo seja bem feito e você não acabe prejudicando a saúde da planta. Tesouras de diversos tamanhos e facas de poda de boa marca são indicadas para esses casos.

Viu como é simples, mas bem detalhado, entender melhor sobre poda? Acesse o nosso Casa&Agro e aprenda muito mais sobre conteúdos e informações que quase ninguém comenta! Obrigada pela leitura até aqui e te esperamos na próxima matéria.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More