Anúncio

Sabão de álcool em barra com óleo usado: super econômico e fácil de fazer

Essa receita é ideal para utilizar nas roupas, pois auxilia a tirar as manchas de tecidos, além de ser um excelente desengordurante de utensílios

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Montes Claros, 12 de abril de 2022, por Hévila Meireles– O sabão de álcool em barra com óleo usado é ideal para utilizar nas roupas, pois auxilia a tirar as manchas de tecidos, além de ser um excelente desengordurante de utensílios. Logo, essa opção é bastante econômica, quando comparado com o custo de produtos encontrados no mercado.

Continua depois da publicidade

Esse sabão utiliza produtos fáceis de serem encontrados e, além disso, pode gerar uma renda extra, caso seja a intenção. Pensando nisso, trouxemos uma receita caseira muito prática para você fazer hoje mesmo e produzir o seu sabão de álcool em barra com óleo usado.

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Como tirar cheiro de mofo do quarto com vinagre: esse truque caseiro fácil vai deixar seu ambiente livre desses riscos à saúde

Continua depois da publicidade

Por que utilizar o óleo usado no sabão em barra?

Segundo o site Mundo Educação do UOL, em matéria de Líria Alves de Souza, a reação de saponificação, também chamada de hidrólise alcalina, é a responsável pelo efeito do sabão. Nesse caso, um dos principais componentes para essa reação, é o éster. Este, é retirado de óleos e gorduras. Por isso, o sabão caseiro é feito à base de óleo de cozinha ou gorduras.

Sabão de álcool em barra com óleo usado
Sabão de álcool em barra com óleo usado (Reprodução Canva Pro)

Como fazer o sabão de álcool em barra

O sabão de álcool deixa todas as roupas, os panos de prato e as vasilhas, completamente limpos e com aparência de novos. Por isso, o  Casa e Agro mostra como preparar o sabão utilizando óleo usado, mas destaca que é preciso ter atenção e realizar o trabalho em local aberto. Os produtos utilizados são:

  • 6 litros de óleo usado;
  • 4 litros de água;
  • 4 litros de etanol;
  • 1 kg de soda cáustica.

Veja também: Como limpar piso encardido em apenas 5 minutos? Veja agora essa misturinha caseira que irá deixar o eu piso limpinho sem muito esforço

Passo a passo

Primeiramente, em um balde, adicione a soda e a água. Assim, mexa com uma pá ou um cabo de vassoura, até toda a água ficar transparente. Em outro balde, misture o óleo e o etanol. Misture até se ter uma aparência homogênea. Então, derrame devagar o etanol com água no balde com o óleo. Em seguida , misture por cerca de 15 minutos.

Quando a mistura tiver a aparência marrom escura, com bastante espuma no centro, o seu sabão estará pronto. Agora, já em um outro recipiente, de preferência uma forma, ou uma bandeja retangular, adicione o sabão líquido e aguarde entre 12 e 24 horas, até chegar na consistência de sabão em barra.

Desse modo, para fazer o sabão em formato de barra, meça no tamanho ideal e com a ajuda de uma faca, corte no tamanho marcado. Finalmente, caso a intenção seja revender o produto, enrole cada pedaço em um papel filme.

Portanto, agora que sabe como preparar um econômico e fácil sabão de álcool em barra com óleo usado, reserve todo óleo e gordura utilizada em casa, para receitas futuras. Porém, nunca esqueça de utilizar luvas na preparação do produto.

Você também pode gostar: Água sanitária com açúcar tira o mofo da parede? Saiba como acabar com este problema sem precisar gastar tempo nem dinheiro

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More