Anúncio

Coroa-de-cristo: aprenda agora sobre os cuidados e cultivo dessa flor

Coroa-de-cristo: uma planta fácil de cultivar e cheia de flores

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Curitiba, 14 de fevereiro de 2023, por Caroline Fortunato- A coroa-de-Cristo é uma planta interessante e versátil, que pode ser cultivada como uma planta ornamental ou usada para fins medicinais. Além disso, a planta é conhecida por seu aspecto tóxico e sua capacidade de se propagar rapidamente.

Continua depois da publicidade

Além disso, a Coroa-de-cristo é uma planta fácil de cultivar que requer alguns cuidados básicos essenciais para que a planta cresça saudável e cheia de flores. Confira agora todo o passo a passo.

Continua depois da publicidade
Coroa-de-cristo( Reprodução Canva)
Coroa-de-cristo( Reprodução Canva)

Coroa-de-Cristo: tudo o que se precisa saber

A coroa-de-Cristo (Euphorbia milii) é uma espécie de cacto tropical nativa de Madagascar e amplamente cultivada como uma planta ornamental. Sendo conhecida por suas flores brilhantes e suas folhas verdes vibrantes, é uma ótima opção para jardins residenciais, terraços e vasos.

Continua depois da publicidade

O site G1, em 31 de dezembro de 2014, trouxe algumas curiosidades a respeito de planta. Para começar, a coroa-de-cristo foi chamada assim devido a sua aparência, que lembra uma coroa de espinhos. Alguns historiadores acreditam que o nome também pode ser uma referência ao “crown of thorns” (coroa de espinhos) usada por Jesus Cristo durante sua crucificação.

Ela é pertencente à família Euphorbiaceae, que inclui mais de 2.000 espécies de plantas. Inclusive, algumas outras espécies da família Euphorbiaceae incluem a castanha-do-pará, a poinsétia e a jatrofa.

Coroa-de-cristo Fonte( G1)
Coroa-de-cristo Fonte( G1)

E uma alerta, a coroa-de-Cristo é uma planta tóxica, e o contato com seus sucos pode causar irritação na pele ou no trato respiratório. Além disso, as sementes e folhas da planta são tóxicas se ingeridas, e podem causar reações adversas graves.

Como cultivá-la

E agora, seguindo as dicas do site Casa&Agro você poderá cultivar a coroa-de-Cristo em sua casa. Primeiramente, essa plantinha precisa de muita luz solar direta para florescer. Se ela não receber luz suficiente, suas flores tendem a ficar menores e menos numerosas.

Quanto so solo, ela prefere solo bem drenado e fértil. Então, você pode adicionar composto ou adubo orgânico ao solo para melhorar sua fertilidade.

Já quanto à rega, realize-a regularmente, mas evite encharcamento. O solo deve ficar úmido, mas não molhado. Dessa forma, deixe o solo secar parcialmente antes de regar novamente.

Manejo e cuidados

Corte as flores murchas regularmente para estimular a produção de novas flores. Além disso, você pode podar as folhas para mantê-las saudáveis e manter a planta com uma forma compacta.

Fertilize com fertilizante para cactos a cada 4-6 semanas durante a primavera e o verão. Isso ajudará a estimular a produção de flores e a manter a planta saudável.

Coroa-de-cristo( Reprodução Canva)
Coroa-de-cristo( Reprodução Canva)

E, para finalizar, a coroa-de-Cristo pode ser propagada facilmente por meio de estacas ou por sementes. Para fazer estacas, corte uma parte da planta e enraíze-a em solo úmido. Por sua vez, para fazer por sementes, colha-as quando elas estiverem maduras e plante-as em solo úmido. Siga todos essas dicas e sua plantinha crescerá saudável.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More