Anúncio

O fascínio pelos cactos: guia para cultivar em casa

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 7 de fevereiro de 2023, por Lídia Meireles – Se você não sabe, os cactos fazem parte da família das suculentas, porém, com características únicas. A maior parte deles tem origem nas regiões mais áridas e quentes. A propósito, esse é um dos motivos pelo qual o seu cultivo em casa é fácil aqui no Brasil. Tendo em vista que a maior parte do país tem clima quente e até desértico, plantar cacto é muito propício.

Continua depois da publicidade

Além do uso decorativo em projetos paisagísticos, os cactos, a depender da espécie, também servem como dispositivo de segurança. Isso porque, é uma ótima opção para cerca viva pois seus espinhos protegem a propriedade de possíveis invasores. Mas, se a sua intenção é cultivar em pequenos vasos para decorar a casa, veja os cuidados que você deve ter com a planta.

Continua depois da publicidade
O fascínio pelos cactos: guia para cultivar em casa - Reprodução Canva
O fascínio pelos cactos: guia para cultivar em casa – Reprodução Canva

Como cultivar cactos pequenos

Os pequenos exemplares são, sem dúvida, as melhores escolhas para plantar em vasos. Para isso você deverá escolher uma espécie que cresce pouco, obviamente. Porém, o tamanho do vaso também irá influenciar no desenvolvimento da muda.

Continua depois da publicidade

Nesse sentido, o ideal é optar por um vaso de tamanho proporcional ao tamanho que você quer que a planta fique. E, de tempos em tempos, lembre-se de fazer a poda para mantê-lo pequeno. No entanto, devido ao crescimento das raízes, você deverá trocar o vaso em média uma vez por ano.

Reproduçãp Canva
Reproduçãp Canva

Veja como plantar cactos

Apesar de ser uma espécie fácil de cultivar e de manutenção simples, alguns cuidados são necessários para manter o cacto bonito e especialmente saudável. Basta um erro na hora de plantar e ele poderá não resistir. Por isso, como orienta em sua matéria, o site Wikihow, escolha um vaso que facilite a drenagem da água, com bastante furos e de cerâmica, de preferência.

Com o vaso devidamente escolhido você irá preparar a terra que também deverá ser de fácil drenagem. Nesses casos você poderá usar 50% areia e 50% terra vegetal. Ao fundo do vaso, colocar brita ou isopor picado também poderá ajudar a escoar a água.  

Depois de colocar uma parte da terra no vaso, você irá colocar a muda de cacto. Em seguida, centralize a planta e adicione mais terra até cobrir as raízes. Nesse momento, pressione a planta no solo com as mãos para ela se firmar. O próximo passo é regar e colocar o vaso em um local bem iluminado mas sem sol direto.

O fascínio pelos cactos: guia para cultivar em casa - Reprodução Canva
O fascínio pelos cactos: guia para cultivar em casa – Reprodução Canva

Onde colocar cactos dentro de casa

Como dito, após plantar o cacto você deverá deixá-lo por pelo menos dois meses em um lugar com luz indireta. Depois desse tempo, com as raízes já pegadas e em crescimento, você poderá colocar o vaso no parapeito da janela, por exemplo. 

Ademais, se a sua sala, quarto ou escritório tiver uma boa iluminação, não haverá problemas em colocar os cactos lá. Por se tratar de uma espécie que se adapta fácil, você poderá mantê-los dentro de casa. No entanto, para incentivar a sua floração será necessário expô-los a algumas horas de sol todos os dias.

O que fazer para o cacto florir

Os cactos, por si só, já possuem uma beleza singular, no entanto, fica ainda melhor quando somos presenteados com as pequenas florzinhas. Algumas delas se abrem durante  o dia e se fecham à noite. Apesar de ser uma floração demorada, vale muito a pena a espera.

Contudo, se você quiser ver esse milagre da natureza, terá que incentivar a floração dos cactos. A melhor maneira de fazer isso é permitir que suas plantinhas peguem sol o suficiente, além de manter a adubação em dia.

Sendo assim, você deverá adubar os cactos uma vez por semana com adubo específico para eles e, na hora de regar, certifique-se de que a terra esteja totalmente seca. Vale lembrar que são plantas resistentes, assim, elas possuem seu próprio reservatório de água. Por esse motivo, regar além da conta poderá apodrecer o caule.

O fascínio pelos cactos: guia para cultivar em casa - Reprodução Canva
O fascínio pelos cactos: guia para cultivar em casa – Reprodução Canva

Dica extra

Em geral, as plantas tendem a virar para o lado onde tem mais luz, sendo assim, elas começam a crescer de maneira torta. Para evitar que fiquem deformadas, você deverá girar o vaso uma vez por mês, isso fará com que cresçam de maneira uniforme.

Por fim, sempre que você for manusear os cactos não se esqueça de colocar luvas. Como você bem sabe, seus espinhos podem machucar suas mão. Nós, do Casa e Agro, agradecemos a companhia até aqui. Para saber mais novidades sobre o cultivo de flores, hortas e jardinagem é só nos acompanhar por aqui.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More