Anúncio

Lírio-do-vale: conheça essa espécie que pode ser fatal para os humanos

Veja tudo sobre essa espécie de lírio agora mesmo

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São Paulo, 18 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – Você já ouviu falar do lírio-do-vale? Sem dúvidas, ela é uma das plantinhas mais encantadoras que existem ao redor do mundo inteiro. Contudo, também se trata de uma das mais tóxicas para os seres humanos. De modo que sua ingestão pode ser fatal.

Continua depois da publicidade

Dentro desse contexto, e para que você não corra nenhum perigo com o seu cultivo, resolvemos trazer todas as informações sobre o lírio-do-vale aqui nessa matéria. Não perca mais tempo e vem conferir tudo sobre essa plantinha cheia de segredos!

Continua depois da publicidade

Lírio-do-vale: características, cultivo e toxicidade

Lírio do vale (Foto: Reprodução Canva Pro)
Lírio do vale (Foto: Reprodução Canva Pro)

O lírio-do-vale é uma das plantinhas mais fáceis para serem cultivadas em casa. Desse modo, com a atenção necessária, ela pode se tornar uma ótima planta ornamental para a sua sala de estar ou, ainda, cozinha.

Continua depois da publicidade

O grande destaque dessa planta são as suas flores que, por causa do seu formato, acabam encantando a todos. Vale destacar que elas podem se apresentar em diversas cores. Contudo, em sua grande maioria, você poderá encontrar elas na coloração branca.

O lírio-do-vale está ligado à felicidade e, também, a devoção. Isso devido ao fato de que, segundo uma lenda contada pelo cristianismo, as lágrimas de Maria, assim que viram Jesus morto, transformaram-se em flores de lírio-do-vale.

Agora, se você quer conferir todos os detalhes do cultivo dessa plantinha, basta continuar lendo essa postagem. Nós, no Casa & Agro, trouxemos dicas mais do que especiais para que você mantenha o seu lírio saudável durante toda a sua vida.

Cultivo do lírio-do-vale

Lírio do vale (Foto: Reprodução Canva Pro)
Lírio do vale (Foto: Reprodução Canva Pro)

Como dito anteriormente, o cultivo do lírio-do-vale pode ser realizado de forma fácil e muito prática. Sendo assim, mesmo que você não tenha intimidade com as plantas, esse cultivo poderá ser realizado em sua casa ou apartamento.

Apesar de ser fácil, tenha em mente que alguns cuidados serão necessários. Por exemplo, será necessário investir em uma boa drenagem na terra utilizada para o plantio, e também será preciso que você forneça uma grande quantidade de luz solar para essa plantinha ao longo da sua vida. Desse modo, se possível, cultive a mesma próxima às janelas.

Por fim, não se esqueça de fornecer uma regagem média para o lírio-do-vale. De modo que sempre será necessário regar a plantinha caso o solo esteja completamente seco, combinado? Com essas dicas, nós temos a certeza que seu lírio crescerá feliz e saudável.

Toxicidade

Reportagem sobre hortensia (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre hortensia (Foto: Reprodução Portal Abril)

O lírio-do-vale é uma das espécies mais tóxicas que você poderá encontrar. Conforme explicado pela redação da Abril, no dia 4 de agosto de 2022, essa plantinha contém glicosídeos cardíacos. Ou seja, toxinas que, se ingeridas, atuam diretamente no coração e causam vômitos, ilusão, embaçamento, batimentos cardíacos lentos e podem ser fatais.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More