Anúncio

Jacinto no jardim: como plantar e cuidar dessa flor perfumada

Descubra todos os segredos para ter uma explosão de cores e aromas em seu jardim com jacintos

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 22 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – O jacinto (Hyacinthus orientalis) é uma flor perfumada que encanta os jardins com sua beleza e fragrância. Originários da região do Mediterrâneo, esses bulbos podem ser facilmente cultivados em áreas temperadas, trazendo cor e vida ao ambiente. Se você deseja ter um jardim repleto de jacintos, continue lendo e aprenda a plantá-los e cuidar deles da melhor forma.
Os jacintos são bulbos que produzem flores perfumadas em cores vibrantes, como branco, rosa, vermelho, roxo e azul. Eles possuem folhas longas e estreitas, com inflorescências eretas em formato de cone que podem alcançar até 30 cm de altura. Portanto, continue acompanhando nosso artigo e confira as principais dicas para cultivar o jacinto em seu jardim e ter lindas flores ornamentando o seu ambiente.

Escolha do local

A escolha do local ideal para o plantio do jacinto é crucial para o seu desenvolvimento. Escolha um local que seja ensolarado, mas que também tenha boa drenagem, para evitar o acúmulo de água e o apodrecimento dos bulbos.

Prepare o solo adicionando composto orgânico, areia e turfa para tornar o solo bem drenado e rico em nutrientes. Ademais, certifique-se de que o solo esteja livre de pedras e outros detritos que possam prejudicar o crescimento das plantas.

Continua depois da publicidade
Jacinto (reprodução Canva Pro)
Jacinto (reprodução Canva Pro)

Preparo do terreno e plantio

O plantio dos jacintos deve ser feito durante o outono, antes do inverno, para que eles tenham tempo de se estabelecer antes da primavera. Deste modo, você deve cavar um buraco de cerca de 15 cm de profundidade e colocar o bulbo com a ponta para cima, cobrindo-o com terra e compactando levemente. Ademais, deixe cerca de 15 cm de espaço entre cada bulbo para permitir o crescimento adequado das plantas.

Continua depois da publicidade

Irrigação

Os jacintos necessitam de água regularmente para se manter saudáveis. Regue-os semanalmente, ou sempre que o solo estiver seco. É importante não deixar o solo encharcado, pois isso pode levar ao apodrecimento dos bulbos. Ademais, conforme o site Casa, em 22 de julho de 2022, é preciso diminuir a frequência de regas durante a estação de florescimento da planta.

Imagem Casa
Reprodução Abril

Propagação

Os jacintos podem ser propagados por meio da divisão de bulbos. Portanto, no final do verão, após o término da floração, desenterre os bulbos, retire os filhotes e plante-os em outro local. Isso ajudará a aumentar a quantidade de jacintos em seu jardim.

Adubação

Os jacintos necessitam de nutrientes para crescerem saudáveis e florirem abundantemente. Assim, durante o plantio, adicione um fertilizante rico em fósforo e potássio para ajudar no desenvolvimento das raízes e flores.

Durante o período de crescimento, use um fertilizante líquido a cada duas semanas para estimular o crescimento das folhas e flores. O Casa & Agro recomenda se certificar de seguir as instruções do fabricante para não prejudicar a planta.

Cuidados adicionais

Além dos cuidados básicos com irrigação e adubação, é importante estar atento a alguns cuidados adicionais para manter seus jacintos saudáveis. Logo, remova as flores murchas para estimular a produção de novas flores e evitar a formação de sementes, o que pode enfraquecer a planta. Proteja seus jacintos de pragas e doenças, como pulgões e mofo cinzento, usando inseticidas e fungicidas adequados.

Jacinto (reprodução Canva Pro)
Jacinto (reprodução Canva Pro)

Assim, o jacinto é uma flor encantadora que pode trazer beleza e perfume ao seu jardim. Com os cuidados adequados, é possível cultivá-lo com sucesso e desfrutar de suas cores vibrantes e fragrância doce. Com essas dicas, você pode ter um jardim repleto de jacintos floridos e perfumados!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More