Anúncio

Como iniciar uma hortinha em casa do zero? Veja tudo o que precisa saber para iniciar hoje

Entenda como é fácil produzir alimento orgânico no quintal de casa

Anúncio


São João do Paraíso, 01 de fevereiro de 2023, escrito por Ana Meireles – A melhor coisa da vida, é produzir uma hortinha em casa. Desse modo, é possível adquirir legumes e verduras fresquinhos e saudáveis na hora de preparar as refeições. Além disso, é uma ótima maneira de economizar, já que a colheita pode ser feita diretamente do plantio do quintal. 

Continua depois da publicidade

A propósito, a hortinha em casa pode ser feita de várias maneiras. Afinal, as hortaliças em vaso, por exemplo, podem fazer parte da decoração da cozinha. Para isso, basta pendurá-las em locais estratégicos e pronto. Como resultado disso, você sempre terá ingredientes saudáveis ao alcance das mãos e ainda deixa o espaço com um visual agradável. Nesse sentido, continue por aqui e conheça as dicas maravilhosas que separamos para você de como iniciar o cultivo das suas verdinhas.

Continua depois da publicidade
Como iniciar uma hortinha em casa do zero? Veja tudo que precisa saber para iniciar hoje - Reprodução: Canva Pro
Como iniciar uma hortinha em casa do zero? Veja tudo que precisa saber para iniciar hoje – Reprodução: Canva Pro

Como fazer uma hortinha em casa sem complicação

Primeiramente, entenda que o estilo da horta vai depender do seu espaço, ou seja, se você não tiver quintal pode usar outros artifícios para montar a hortinha em casa. Porém, é preciso seguir alguns princípios básicos para obter sucesso. Posto isto, acompanhe o passo a passo a seguir para fazer o seu plantio em canteiros, vasos ou até mesmo em canos de pvc.

Continua depois da publicidade

Preparo do solo

De antemão, entenda que o preparo do solo deve ser feito com pelo menos 15 dias de antecedência. De acordo com artigo do WikiHow, é preciso curtir a terra antes do plantio para que ela absorva bem os nutrientes. Para tanto, se preciso for, faça antes a correção do solo, depois, acrescente adubo orgânico e deixe esse composto descansar.

Além disso, ele precisa ser drenável, de maneira que a raiz da planta não fique encharcada após a irrigação. Sob o mesmo ponto de vista, caso você opte por fazer a horta em vaso, acrescente argila expandida no fundo. Esse processo é importante para auxiliar na drenagem e evitar o apodrecimento das raízes.

Fonte: wikiHow
Fonte: wikiHow

Luminosidade

Acima de tudo, entenda que as verduras e legumes necessitam de luz solar de 4 a 6 horas por dia para se desenvolverem. Portanto, não se esqueça de providenciar  um local bem iluminado para fazer a sua hortinha em casa. 

Como iniciar uma hortinha em casa do zero? Veja tudo que precisa saber para iniciar hoje - Reprodução: Canva Pro
Como iniciar uma hortinha em casa do zero? Veja tudo que precisa saber para iniciar hoje – Reprodução: Canva Pro

Plantio da hortinha em casa

O plantio pode ser feito a partir de sementes, porém, é necessário uma sementeira para germinar. No entanto, você pode comprar as mudinhas prontas. Desse modo, podem ser plantadas diretamente no canteiro definitivo. Feito isso, mantenha os cuidados essenciais e em pouco tempo terá fartura de alimentos orgânicos para complementar a sua culinária. 

Finalmente você aprendeu como montar uma hortinha em casa e ter hortaliças frescas à sua disposição sem precisar ir muito longe. Por fim, nós da equipe do Casa & Agro, esperamos que você aprecie e faça bom proveito das dicas aqui apresentadas. Ademais, compartilhe esse conteúdo e volte sempre. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More