Anúncio

Glória-da-manhã: confira todos os segredos de cultivo dessa flor mexicana

Espécie vem fazendo grande sucesso no Brasil

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São Paulo, 17 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – A glória-da-manhã se trata de uma das plantas mais delicadas que você poderá encontrar ao redor do mundo inteiro. De modo que essa sutileza vem sendo alvo de cultivadores que, sem hesitar, estar tornando essa plantinha uma espécie ornamental.

Continua depois da publicidade

A glória-da-manhã, dentro muitas outras características, faz muito sucesso diante das suas flores encantadoras que podem se apresentar em diversas cores. Ou seja, será quase impossível essa plantinha não agradar o seu gosto pessoal e combinar com a sua casa.

Continua depois da publicidade

Se você quer conferir todos os detalhes sobre a glória-da-manhã, não perca mais tempo e continue acompanhando essa matéria até o fim. Nós temos a certeza que, ao final, você ficará completamente apaixonado por essa plantinha.

Continua depois da publicidade

Aprenda tudo sobre a glória-da-manhã

Glória de manhã (Foto: Reprodução Canva Pro)
Glória de manhã (Foto: Reprodução Canva Pro)

A glória-da-manhã pertence à família Convolvulaceae e, como dito anteriormente, são plantinhas originárias do México. Diante da proximidade com o Brasil, essa espécie se popularizou rapidamente em todo o nosso país.

As grandes estrelas da glória-da-manhã são as suas flores. Estas, podem se apresentar em diversas colorações como branco, azul, amarelo e roxo. Vale destacar, ainda, que a expectativa de vida dessas plantinhas é de apenas um dia. De modo que elas se abrem de manhã, atraindo um grande número de polinizadores, e ao anoitecer, essa plantinha acaba morrendo. Contudo, não se preocupe, afinal, novas flores desabrocham todos os dias, desde que você esteja cuidando de maneira correta da sua plantinha.

Para que você possa conferir como realizar o cultivo correto dessa espécie, basta conferir abaixo algumas das nossas dicas aqui no Casa & Agro.

Cultivo da glória-da-manhã

Glória de manhã (Foto: Reprodução Canva Pro)
Glória de manhã (Foto: Reprodução Canva Pro)

O cultivo da glória-da-manhã pode ser realizado de maneira simples e muito prático. De modo que será necessário cultivar essa plantinha em sol pleno durante o dia. Ou seja, não pense duas vezes em realizar esse cultivo em sua varanda, ou ainda, em seu quintal.

Além disso, essa espécie continua mantendo sua linda floração desde que você mantenha o solo úmido. Portanto, mantenha uma rega constante e, também, tenha cuidado para não encharcar demais a plantinha, visto que essa situação pode causar a morte da mesma.

Sem contar, ainda, que se você mora em uma região fria, não se preocupe! Afinal, algumas dessas espécies toleram o frio do inverno. Assim, basta se atentar na hora da compra, combinado?

Cuidado com a toxidade

Conforme explicado pela redação da Abril, no dia 4 de agosto de 2022, a glória-da-manhã contém tóxicos chamados alcalóides lisérgicos. Estes, se ingeridos, causam diarreia, descoordenação e insuficiência hepática.

Reportagem sobre hortensia (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre Glória-da-manhã (Foto: Reprodução Portal Abril)

Sendo assim, se você for cultivar essa plantinha em uma casa com crianças, não deixe de manter o cultivo em um local seguro. Isso a fim de deixar longe do contato das mesmas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More