Anúncio

Como cultivar íris no jardim; confira dicas práticas para ter lindas flores

Veja esse guia prático e tenha lindas flores coloridas no quintal

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Delfim Moreira, 17 de fevereiro de 2023, por Isabela Sousa – Cultivar íris no jardim, não só deixa o espaço mais colorido, como também cria um cenário paisagista incrível que mescla lindas flores azuis, branca, roxas e rosa, com muitas folhas em leque. Com origem nas regiões equatoriais, essa planta conquistou os jardineiros com suas lindas flores em todas as regiões.

Continua depois da publicidade

Mas, afinal, cultivar íris no jardim dá trabalho? O que essa planta precisa para continuar florindo e saudável? Para quem é jardineiro e ainda não sabe como começar o cultivo desta plantinha, preparamos um guia prático que contém todos os passos para cultivo e dicas para garantir lindas cores no seu jardim.

Continua depois da publicidade
Como cultivar íris no jardim; confira dicas práticas para ter lindas flores - Canva
Como cultivar íris no jardim; confira dicas práticas para ter lindas flores – Canva

Como cultivar íris? Do que a planta gosta?

A planta iris, também conhecida como lírio falso, é uma planta perene que pode ser cultivada em diversas condições. Porém, gosta de solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, sem água acumulada.

Continua depois da publicidade

Ela também gosta de sol pleno, mas pode tolerar um pouco de sombra parcial em regiões com climas muito quentes. A planta deve ser regada todos os dias, mas é ideal manter quantidades mínimas para não encharcar o solo.

Para garantir o desenvolvimento da íris, é importante adicionar um fertilizante equilibrado ao solo a cada duas semanas, durante a estação de crescimento. Seu cultivo é feito por seus rizomas, veja a seguir.

Como cultivar íris no jardim; confira dicas práticas para ter lindas flores - Canva
Como cultivar íris no jardim; confira dicas práticas para ter lindas flores – Canva

Passo a passo para fazer o plantio

  1. Primeiro, cave o solo com cerca de 30 cm de profundidade e remova todas as pedras, raízes ou detritos;
  2. Em seguida, adicione matéria orgânica, como composto ou esterco para melhorar a qualidade do solo e fornecer nutrientes adicionais;
  3. Depois, plante os rizomas de íris a uma profundidade de cerca de 10 cm e com uma distância de cerca de 30 cm entre cada planta;
  4. É necessário que a parte superior do rizoma esteja protegida acima do solo e coberta com terra;
  5. Regue os rizomas logo após o plantio para garantir que o solo esteja bem úmido;
  6. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, durante a estação de crescimento.
  7. Remova as flores murchas e as folhas secas para evitar doenças e estimular o crescimento;
  8. Por fim, a maioria das espécies de íris precisam ser divididas a cada três ou quatro anos para manter o seu vigor e saúde.

Quanto tempo dura a flor da íris?

A época de floração da íris depende da espécie e do clima local. Em geral, a maioria das espécies de íris florescem na primavera ou no início do verão, mas algumas variedades podem florir no outono.

 A íris barbata é uma das espécies mais comuns, e geralmente floresce no final da primavera ou início do verão, geralmente entre abril e junho no hemisfério norte. A duração das flores da íris também varia de acordo com a espécie e com as condições climáticas. 

Segundo uma matéria feita pela redação do site G1, em 8 de fevereiro de 2017, as flores da íris não duram muito. Entretanto, elas costumam durar de 3 a 7 dias, desde que tenha boas condições climáticas com boa manutenção das plantas, podem durar até um pouco mais. 

Como cultivar íris no jardim; confira dicas práticas para ter lindas flores - G1
Como cultivar íris no jardim; confira dicas práticas para ter lindas flores – G1

É importante lembrar que, após a floração, as hastes de flores da íris devem ser removidas para incentivar o crescimento e a saúde da planta. Então, siga essas dicas do Casa e Agro para cultivar íris e mantê-las encantadoras.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More