Anúncio

Aprenda a cultivar a flor-da-fortuna em vasos

A planta perfeita para quem busca cor, versatilidade e elegância

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 26 de fevereiro de 2023, por Mayara Porto. – A Kalanchoe blossfeldiana, conhecida popularmente como flor-da-fortuna, recebe esse nome devido a uma história indiana em que um anjo transformou dinheiro em flores para salvar uma criança de um assalto. Essa linda flor ornamental é uma planta suculenta pertencente à família botânica crassulaceae, logo, é uma plantinha de fácil cultivo.

Continua depois da publicidade

A flor-da-fortuna, também chamada de calandiva, encanta com suas lindas e exuberantes flores bem coloridas. Alguns arranjos de kalanchoe é o que falta para trazer mais cor e elegância para a sua casa. Quer aprender como propagar, plantar e cultivar a Kalanchoe blossfeldiana? Continue a leitura e veja as melhores informações e dicas de cultivo que selecionamos para você. 

Continua depois da publicidade

Propagação da calandiva

A propagação mais comum dessa suculenta acontece pela divisão de estacas, mas também pode acontecer pelo plantio de sementes. Entretanto, não tente propagar uma planta muito nova e pequena, pois não dará certo. Espere que ela cresça e que seus galhos comecem a ficar marrons para separar as estacas e conduzir novas plantas. 

Continua depois da publicidade
Kalanchoe (Reprodução Canva Pro)
Kalanchoe (Reprodução Canva Pro)

Desse modo, quando a planta estiver apta, retire-a do vaso cuidadosamente e vá subtraindo o substrato, separe as estacas com cuidado e replante-as separadamente. Ao separar as estacas, a planta sofre, portanto, ela precisará de mais atenção para conseguir se desenvolver, o Casa e Agro recomenda a utilização de um enraizador liquido. Ademais, mantenha as plantas fora do sol e com o solo sempre úmido.

Flor-da-fortuna (Reprodução Canva Pro)
Flor-da-fortuna (Reprodução Canva Pro)

Vaso e substrato ideais 

Conforme Bruna Tosi, em 30 de outubro de 2020, em contribuição para o blog Viva Decora, a calandiva aprecia solos ricos em matéria orgânica e boa drenagem. Portanto, para não errar monte um substrato com 1 parte de areia de construção, 1 parte de terra vegetal e ½ parte de húmus de minhoca.

Imagem: Site Viva Decora
Imagem: Site Viva Decora

Essa planta pode ser plantada tanto no solo como em vasos. Escolha um vaso médio para postergar o transplante a um vaso maior. Não esqueça de fazer os furos na base do vaso para o escoamento das regas. Além disso, faça uma camada de drenagem com britas e manta geotêxtil no fundo do vaso para garantir boa drenagem e a saúde das raízes da planta suculenta. 

Calandiva (Reprodução Canva Pro)
Calandiva (Reprodução Canva Pro)

Manejos e tratos para a florífera

A flor-da-fortuna gosta de sol, portanto, deixe-a em local com boa luminosidade por pelo menos 4 horas diárias. As regas devem acontecer diariamente em dias quentes e em dias alternados no inverno.

O trato da poda só será necessário para controlar o tamanho da planta com o passar dos anos. Ademais, a adubação deve acontecer mensalmente com NPK 4-14-8 para garantir que a floração ocorra com exito, beleza e frequência. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More