Anúncio

Ficus elástica: como cuidar da sua planta ornamental para ter uma casa mais verde e purificada 

Descubra todos os segredos para manter sua Ficus elástica sempre saudável e aprenda como utilizá-la na decoração de interiores

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 27 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – A ficus elástica é uma planta popular entre os amantes de jardinagem, não só pela sua beleza exuberante, mas também pela facilidade de cultivo. Com o nome científico Ficus elastica e pertencente à família Moraceae, essa planta é nativa da Índia e é popularmente conhecida como Borracha ou árvore-da-borracha.

Continua depois da publicidade

Portanto, de modo a possuir a linda espécie ornamental em seu projeto paisagístico, aprenda neste artigo todas as dicas de cultivo dessa linda planta que ajuda a purificar o ar. Portanto, continue nos acompanhando e confira desde o clima até a utilização da linda espécie na decoração do ambiente interno, veja abaixo.

Clima e temperatura

Para garantir um cultivo adequado da ficus elástica, é importante entender as suas necessidades. Portanto, essa planta prefere climas tropicais e subtropicais, com temperaturas médias que variam entre 20 e 25°C. Ela pode ser cultivada em ambientes internos e externos, desde que seja protegida do sol forte e ventos muito fortes.

Plantando em vasos

Ao escolher um vaso para a sua ficus elástica, opte por um modelo com tamanho proporcional à planta. É importante que o vaso tenha furos na parte inferior para permitir a drenagem da água e disponha também da camada drenante, feita com argila expandida e, logo em seguida, a manta bidim.

Para o substrato, utilize uma mistura de terra vegetal, areia e composto orgânico, como o húmus de minhoca, em partes iguais. Antes de plantar a muda da planta, certifique-se de que o substrato esteja úmido e bem drenado.

Ficus elastica (reprodução Canva pro)
Ficus elastica (reprodução Canva pro)

Irrigação e iluminação

Quando se trata de irrigação e iluminação, a ficus elástica gosta de solos úmidos, mas não encharcados. Assim, conforme o site Casa, em 21 de novembro de 2022, você deve regar a planta semanalmente, com cuidado para não empoçar o solo.

Continua depois da publicidade

Em relação à iluminação, essa planta prefere ambientes bem iluminados, mas sem sol direto, que pode queimar suas folhas. Portanto, mantenha sua linda folhagem ornamental em um local com luz indireta ou em áreas de meia-sombra.

Continua depois da publicidade
Imagem Casa
Imagem Casa

Adubação, propagação e controle de pragas

Para manter sua ficus elástica saudável, é importante adubá-la regularmente com um fertilizante líquido balanceado para folhagens, seguindo as instruções da embalagem. Ou, você também pode optar por adubos orgânicos ricos em nitrogênio, como o esterco bovino curtido. Além disso, é possível propagar essa planta por meio de estaquia, cortando um ramo saudável e plantando-o em um novo vaso com substrato úmido.

Por fim, em relação ao controle de pragas, a plantinha pode ser afetada por cochonilhas e ácaros. Para evitar essas pragas, mantenha sua planta limpa e saudável, evitando ambientes úmidos ou com pouca ventilação.

Ficus elastica (reprodução Canva pro)
Ficus elastica (reprodução Canva pro)

Decorando o interior com a ficus elástica

A ficus elástica é uma planta versátil que vai bem na decoração de interiores de diversas maneiras. Ela pode compor vasos suspensos, em suportes de chão ou em prateleiras, criando um ambiente mais verde e agradável.

Além disso, as suas folhas grandes e brilhantes são perfeitas em arranjos florais e na decoração de festas e eventos. Ademais, o Casa & Agro recomenda deixar a plantinha em salas ou no quarto, pois é uma ótima opção que ajuda a purificar o ar do ambiente.

Pachira aquática (reprodução Canva Pro)
Pachira aquática (reprodução Canva Pro)

Em resumo, essa é uma planta fácil de cultivar e que trará um toque de natureza para a sua casa ou escritório. Seguindo as dicas de cultivo apresentados neste texto, você poderá desfrutar da beleza e dos benefícios dessa planta em sua vida. Lembre-se sempre de manter sua planta em um local com iluminação adequada, irrigá-la regularmente e adubá-la de forma balanceada.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More