Anúncio

Dente-de-leão: saiba como cultivar e cuidar dessa delicada plantinha

Suas flores darão ainda mais charme ao seu jardim

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 28 de fevereiro de 2023, por Janaina Brito – Você já soprou um dente-de-leão e viu suas encantadoras plumas voando por aí? Uma das mais charmosas flores do campo guarda beleza, mas também um cultivo muito descomplicado.

Continua depois da publicidade

Nativa da Europa, resistente e espontânea, consegue crescer em qualquer lugar, o que a deu a fama de erva-daninha e planta invasora. Entretanto, sabe-se que essa plantinha pode ser muito mais do que isso.

Continua depois da publicidade

Originalmente, suas flores são amarelas, porém, com o passar do tempo, vão se transformando em finas sementes, as plumas esvoaçantes que tantos conhecem. O que muitas pessoas não sabem é que o dente-de-leão é comestível e ainda possui propriedades terapêuticas que fazem bem à saúde. Confira abaixo os benefícios dessa espécie e como cultivá-la da forma mais prática possível.

Continua depois da publicidade
Dente-de-leão (Reprodução Canva)
Dente-de-leão (Reprodução Canva)

Dente-de-leão e seus benefícios

Conhecida por suas “pétalas” flutuantes, o dente-de-leão faz parte do grupo das plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) e possui propriedades medicinais interessantes para a saúde. Segundo a redação do site Petz, em 26 de agosto de 2022, fonte de betacaroteno, vitaminas A e C e minerais como ferro, cálcio e potássio, a erva age no fígado e vesícula biliar promovendo ação desintoxicante na liberação de resíduos do corpo.

Ademais, na fitoterapia chinesa, a espécie ainda é utilizada no tratamento de diversas condições inflamatórias como resfriados e amigdalites, úlceras e até furúnculos. Se você está se perguntando como obter todos os benefícios, saiba que todas as partes do dente-de-leão são comestíveis! As folhas são consumidas cruas, cozidas e refogadas, assim como as raízes. Os chás são a forma de preparo mais comum e também inclui suas delicadas flores.

Imagem Petz
Imagem Petz

Plantio de dente-de-leão

Além das vantagens que envolvem seu consumo, o cultivo de dente-de-leão é bastante simples. A propagação da espécie, feita através de sementes ou por meio da divisão de suas raízes, ocorre de maneira rápida e espontânea. Você pode plantá-la em vasos, canteiros ou direto no chão do jardim.

Comece preparando o substrato com solos bem drenados, profundos e ricos em matéria orgânica. Se você pretende cultivar em vasos, dê preferência para recipientes com cerca de 30cm de altura e furinhos no fundo.

Outrossim, lembre-se de manter o espaçamento de 35cm entre cada semente se o plantio for feito no chão. Com o solo pronto, basta adicionar as sementes ou parte da raiz e cobri-las com mais terra. A germinação pode levar até três semanas; já as raízes dão rebentos facilmente.

Iluminação e regas

O dente-de-leão exige pouquíssimos cuidados. A vegetação resiste a diversas condições climáticas, inclusive iluminação abundante. Contudo, durante a fase de crescimento, mantenha a muda à meia sombra, visto que nesse período a planta não tolera exposição direta aos raios solares.

As regas devem manter o solo sempre úmido, mas não encharcado. Até a germinação, molhe todos os dias de preferência no início da manhã ou final da tarde. Continue cuidando até o crescimento da planta, removendo plantas invasoras até a colheita.

Colheita

Em três meses, o dente-de-leão costuma estar pronto para a primeira colheita de folhas e flores. Já as raízes só podem ser colhidas após um ano de cultivo. Para as flores, prefira colhê-las no início da manhã para preservar ao máximo suas delicadas pétalas amarelas.

Dente-de-leão (Reprodução Canva)
Dente-de-leão (Reprodução Canva)

Viu como cultivar dente-de-leão pode ser ainda mais fácil do que se imagina com esse guia do blog Casa&Agro? Se você busca um jardim repleto de flores com pouco trabalho e de quebra benefícios para a sua saúde, então, essa espécie é perfeita para você. Comece já!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More