Anúncio

Conheça a flor maravilha e saiba como cultivar em seu jardim

Você vai amar a beleza e o perfume que ela exala

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 28 de fevereiro de 2023, por Lídia Meireles – Se você está à procura de cor para o seu jardim, a flor maravilha é uma ótima opção. Originária da América do Sul, a planta tornou-se comum em regiões tropicais e de clima temperado, no entanto, ela não tolera geadas.

Continua depois da publicidade

Mas se cultivada a pleno sol, a flor maravilha poderá oferecer uma floração multicolorida. Isso é possível graças a sua capacidade de mutação, podendo assim, sair variedades de flores em um mesmo pé. Além das cores tradicionais como amarela, rosa e vermelho, elas também podem ser mescladas com todos esses tons.

Continua depois da publicidade
Conheça a flor maravilha e saiba como cultivar em seu jardim - Reprodução Canva
Conheça a flor maravilha e saiba como cultivar em seu jardim – Reprodução Canva

Para que serve a flor maravilha

É considerada uma flor ornamental tanto por sua beleza quanto pelo perfume, porém seu uso vai além disso tudo. A flor maravilha é usada na medicina como um fitoterápico, inclusive com ação diurética e cicatrizante.

Continua depois da publicidade

As flores da planta também podem ser usadas na culinária para enfeitar os pratos, uma vez que são comestíveis. Enquanto isso, as raízes agem no organismo como um poderoso laxante. No entanto, você não deve fazer uso da flor maravilha para fins medicinais sem antes falar com o seu médico.

A par disso, você poderá cultivar a planta de maneira bem fácil aí no seu jardim e se deliciar com o perfume. A propósito, por se tratar de uma planta de médio porte será necessário separar um bom espaço no quintal. Veja abaixo como plantar a partir das sementes.

Como plantar Mirabilis

Mirabilis é o nome científico da flor maravilha, que em latim significa admirável. Entretanto, na Inglaterra ela é chamada de flor das quatro horas, visto que suas flores se abrem depois do meio dia.

Ela se propaga a partir das sementes que se espalham pelo chão. Porém, se você quiser plantar em seu jardim, terá que colocar as sementinhas de molho por uma noite inteira. Com as sementes hidratadas o processo de germinação é mais rápido, uma vez que sua casca fica mais macia.

Depois de hidratar as sementes, escolha um local no jardim onde pega bastante sol e as enterre. Em seguida, regue bem, mas de maneira delicada. Vale lembrar que durante todo o tempo você deverá manter o solo úmido, mas, nunca encharcado.

Conheça a flor maravilha e saiba como cultivar em seu jardim - Reprodução Canva
Conheça a flor maravilha e saiba como cultivar em seu jardim – Reprodução Canva

Como cuidar da flor maravilha

Normalmente, os dois primeiros pares de folhas aparecem dentro de sete ou quinze dias após o plantio. Esse tempo pode variar conforme o clima da sua região. Contudo, é preferível que o cultivo da flor maravilha seja feito nos períodos mais quentes do ano. 

Enquanto a planta cresce, alguns cuidados são necessários, tais como a rega e a adubação. Sendo assim, use um fertilizante para flores com partes iguais de fósforo, nitrogênio e potássio como orienta em seu artigo, o site Wikihow.

Imagem - Wikihow
Imagem – Wikihow

De que tamanho fica a flor maravilha

Ela cresce em média 70 centímetros, no entanto, pode alcançar até 1,20 metros. A saber, como a maioria das flores, o ápice da floração da maravilha acontece na primavera e verão. Por se tratar de uma planta especialmente solar, é nesse período que você poderá ver todas as suas cores.

Maravilha é venenosa

Se você tem animais domésticos, o ideal é mantê-los bem longe das sementes e folhas da planta. Apesar de não ser mortífera, ela tem um certo nível de toxidade para os bichinhos. Então, o melhor mesmo é evitar que eles tenham contato.

Por último, se você não quiser que a flor maravilha ocupe muito espaço no seu jardim, é só manter a poda em dia. Dessa forma você conseguirá inibir o crescimento. Por fim, se quiser saber mais sobre cultivo de plantas em geral, acompanhe o blog Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More