Anúncio

Como cultivar copo-de-leite: descubra os melhores manejos para essa planta ornamental

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Salvador, 26 de setembro de 2022, por Mayara Porto. – O copo-de-leite é uma planta com flor de origem sul-africana, de nome científico Zantedeschia aethiopica, que carrega o significado de trazer paz e tranquilidade. Essa planta ornamental encanta muitos amantes de jardinagem, com sua aparência exótica e flores de pétalas aveludadas. O seu nome popular deve-se ao formato de suas flores brancas serem como um copo de leite.

Continua depois da publicidade

Também conhecida como boca-de-jarro, essa frutífera é muito popular na decoração de interiores, usada para embelezar festas de casamento e outros eventos. O copo-de-leite floresce por todo o verão, flores brancas aveludadas com um espádice central amarelo, mas mantém uma folhagem verde exuberante durante o resto do ano. Quer aprender como cuidar dessa linda planta ornamental? Veja abaixo!

Continua depois da publicidade

Como plantar copo-de-leite

A planta copo de leite é uma flor de fácil cultivo, pois não necessita de muitos cuidados constantes. Porém, por mais que seja fácil, é preciso ter certos cuidados específicos com essa flor. O cultivo da boca-de jarro pode ser feito tanto em canteiros no jardim como em vasos. Por ser uma planta delicada, é até preferível que ela fique em vasos dentro de casa, para não sofrer com a ação direta da luz solar.

Continua depois da publicidade
Copo-de-leite (Reprodução Canva Pro)
Copo-de-leite (Reprodução Canva Pro)

Escolha do vaso e substrato

Escolha um vaso de no mínimo 15 litros e preferencialmente de barro, para manter a umidade da planta mais alta constantemente. Essa espécie é nativa de leitos de rios e gosta bastante de umidade. O solo dessa flor deve ser composto por substratos leves e ricos em matéria orgânica. O blog Casa&Agro recomenda o uso de terra vegetal enriquecida com adubos orgânicos (torta de mamona, húmus de minhoca, compostagem) para gerar um bom desenvolvimento. 

Semeadura

Para semeá-la, adquira sementes ou rizomas em casas de jardinagem, ou até mesmo já a mudinha em desenvolvimento. Para o caso de adquirir a muda, é recomendável que se faça o transplante de vaso para ter melhor controle sobre o substrato e a saúde da planta.

Copo-de-leite (Reprodução Canva Pro)
Copo-de-leite (Reprodução Canva Pro)

Cuidados com a boca-de-jarro

O copo-de-leite é uma planta de meia sombra, que exite de 2 a 3 horas de sol ameno por dia (nunca o sol do meio-dia). Suas regas devem ser bem constantes, pois ela é uma planta com apreciação por ambiente úmidos. Mas, tenha cuidado para não alagar o vaso do copo de leite, pois regas em excesso também podem prejudicar. Caso o solo fique muito molhado podem aparecer bactérias e fungos prejudiciais à saúde das plantas.

Segundo publicação do blog Casa Abril, em 30 de agosto de 2022, os pulgões são pragas comuns em plantas de ambientes internos. Faça sempre a inspeção da parte inferior das folhas e também procure por um fungo preto em cima das folhas, caso haja xixi de pulgão. Gostou das dicas? Então, o próximo passo é colocar a mão na massa! Comece hoje o seu cultivo de copo-de-leite.

Imagem: Casa Abril
Imagem: Casa Abril

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More