Anúncio

Você sabia que existem flores comestíveis? Saiba mais a respeito e veja as melhores para cultivar

Comece a incluir as cores e o valor nutricional das flores comestíveis em seus pratos

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Palmas, 30 de setembro de 2022, por Keila Carlos – Você também é daqueles que ama um prato colorido e sente que seu apetite até aumenta quando vê um? E se tiver flores decorando sua refeição? Ainda mais… e se forem flores comestíveis?

Continua depois da publicidade

Muitos podem pensar que se trata de uma montagem feita com vegetais, dando forma a flores. Mas, não é! Estamos falando de flores comestíveis de verdade. Assim, para saber mais sobre essas maravilhas, bem como seus nutrientes para nossa saúde, continue lendo a matéria.

Continua depois da publicidade

Quais são as flores que são comestíveis?

Ao incluirmos flores comestíveis em nossas refeições, ofertamos grande valor nutricional ao nosso organismo. São informações dadas pela bióloga Gabi Pastro, em matéria escrita por Simone Cunha para o site Viva Bem Uol em 05 de março de 2021. 

Continua depois da publicidade

Essas flores são excelentes para dar aquele toque final em saladas, doces e diversos outros tipos de receitas. No entanto, nem todas as espécies podem ir ao cozimento. A profissional ainda ressalta que as flores que podem ser ingeridas, possuem alto teor de antioxidantes.

Flores comestíveis/ Imagem extraída do site Viva Bem Uol
Flores comestíveis/ Imagem extraída do site Viva Bem Uol

Portanto, combatem os radicais livres e, além disso, são fontes de várias vitaminas e fibras. Nesse sentido, conheça a seguir, as principais flores comestíveis utilizadas para preparos culinários de fácil cultivo:

  • Capuchinha – De sabor picante, é rica em vitamina C, boa para a pele e para intestino preso;
  • Amor-perfeito – Possui gosto adocicado e uso versátil, muito utilizada em preparos de bebidas;
  • Flor de borago – Essas flores comestíveis vieram da África e têm a aparência de frutos-do-mar;
  • Calêndula – Cheia de vitaminas, suas flores são excelentes para diversos tipos de preparos, principalmente por seu aroma impactante;
  • Manjericão – Talvez seja a mais conhecida dentre essas já citadas. Essa espécie possui uma grande ponto de vantagem em relação a muitas outras, pois pode ser cozida, além, é claro, de ser consumida crua;
  • Cravina – Tem o sabor parecido com o de limão;
  • Cebolinha-francesa ou também conhecida como cebolete – Lembra o sabor de alho, sendo perfeita para saladas. Possui propriedades expectorantes e é riquíssima em vitamina C; 
  • Minirrosa – Esta espécie de flor também pode ser preparada em cozimentos, assim como em coquetéis, geleias e tantos outros preparos.

Flores que não devem ser consumidas

Atenção! Nem todas as espécies são comestíveis. Há algumas que são tóxicas, como o antúrio, o copo de leite e a beladona. Do mesmo modo, deve-se observar possíveis reações alérgicas ao pólen, quando ingerir as flores próprias para consumo.

Você sabia que existem flores comestíveis? Saiba mais a respeito e veja as melhores para cultivar
Você sabia que existem flores comestíveis? Saiba mais a respeito e veja as melhores para cultivar/ Imagem: Canva

Uma recomendação importante é: deixar para temperar saladas com as flores comestíveis apenas na hora de servir, uma vez que elas podem murchar. Por fim, especialistas afirmam que o consumo dessas flores é de fácil digestão. Para quem deseja cultivar essas espécies de flores em casa, faça uma hortinha permitindo que as flores recebam cerca de 4 horas de sol, para florescerem.

Conte aqui nos comentários se você já experimentou alguma dessas flores comestíveis e qual é a sua preferida. Enfim, esperamos que tenha gostado dessas informações, e para muitas outras, continue acessando outras matérias do Casa e Agro. Até a próxima!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More