Anúncio

Vaso autoirrigável: veja como fazer com materiais recicláveis

Ter um sistema de regas automatizado não é coisa para grandes produtores, apenas. Veja como fazer o seu.

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Montes Claros, 11 de fevereiro de 2022, por Diego Rodrigues- Cultivar plantas e flores dentro de casa é terapêutico. O ar da casa fica mais leve e ajuda até na decoração. Porém, nem todo mundo tem tempo suficiente para se dedicar a cuidar de um pequeno jardim , não é mesmo ? Nesse sentido, o vaso autoirrigável é uma solução para esse problema. Veja como fazer!

Continua depois da publicidade

O termo ” vaso autoirrigável ” refere -se a um recipiente com um reservatório de água e cordas conectadas ao solo que garantem que sua planta receba os nutrientes necessários. Assim, basta adicionar água ao reservatório transparente e ficar de olho nele de vez em quando para ver se há líquido suficiente para as plantas, eliminando a necessidade de regas diárias. Prático, não?

Continua depois da publicidade

Aprenda fazer um vaso autoirrigável com garrafa PET

Vaso autoirrigável-Foto Canva Pro
Vaso autoirrigável-Foto Canva Pro

Para colocar a dica do Casa & Agro em prática, você pode escolher recipientes grandes, pequenos e do tamanho que for mais prático. Outra opção seria utilizar garrafas PET para fazer o sistema de regas automatizado. Enfim, as opções são muitas! Veja quantos benefícios você terá:

Continua depois da publicidade
  • Conservação e limpeza da água;
  • A planta irá absorver apenas a quantidade de líquido necessária;
  • Não é necessário retirar o reservatório para enchê-lo;
  • Não haverá transbordo na hora de reabastecer o recipiente;
  • Versatilidade na decoração.

Como fazer um vaso autoirrigável com garrafa PET

Vaso autoirrigável-Foto Canva Pro
Vaso autoirrigável-Foto Canva Pro

Conforme já mencionamos, existem várias maneiras de se fazer um recipiente de planta autoirrigável. Contudo, consideramos que a maneira mais fácil é com uma garrafa PET. Portanto, separe os seguintes materiais para começarmos:

  • Garrafa PET;
  • Barbante;
  • Tesoura;
  • Estelite;
  • Sementes ou mudas;
  • Substratos e pedras.

Montando o vaso Passo a Passo

Primeiramente, corte a garrafa ao meio, medindo cerca de 12 cm da base até o topo. Em seguida, corte 4 pedaços de barbante de 20 cm, junte todos eles e dê um nó pela metade. Então, faça um furo na tampa e passe os barbantes por ele, de forma que o nó fique na parte de dentro. Aliás, a parte do gargalo deverá servir como vaso, enquanto a outra, servirá como reservatório de água.

Para finalizar, preencha a parte de baixo com água até a metade. Após isso, vire o gargalo de cabeça para baixo, encaixando-o na outra metade. Agora, basta preenchê-lo com um pouco de pedrisco, adicionar o substrato e plantar o vegetal desejado. De acordo com um artigo no site eCycle, na hora de adicionar o substrato, é bom espalhar as pontas dos barbantes para melhorar a distribuição da umidade.

Vaso autoirrigável-Foto Ecycle
Vaso autoirrigável-Foto eCycle

Considerações

Vaso autoirrigável-Foto Canva Pro
Vaso autoirrigável-Foto Canva Pro

Considerando uma vaso autoirrigável feito com uma garrafa de 2 litros, e que esteja em ambiente de sombra parcial, você só precisará verificar o nível de água a cada 15 dias. É de suma importância encaixar bem as partes, para evitar a entrada de mosquitos e o surgimento de larvas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More