Anúncio

Luminária com materiais recicláveis: veja como fazer e surpreenda-se com o resultado

Faça a sua luminária e inove na decoração sem gastar quase nada

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Delfim Moreira, 30 de agosto de 2022, por Isabela Sousa – Quer inovar na decoração sem gastar? Que tal apostar em luminária com materiais recicláveis? Com vários tipos de materiais dá para incrementar a decoração e deixar o ambiente ainda mais bonito.

Continua depois da publicidade

Acompanhe essa matéria e descubra os truques essenciais para deixar sua decoração totalmente diferente, usando apenas luminária com materiais recicláveis e feitas por você. Não perca essas dicas para inovar sem gastar quase nada.

Continua depois da publicidade
Luminária com materiais recicláveis; veja como fazer e surpreenda-se com o resultado - Fonte: canva
Luminária com materiais recicláveis; veja como fazer e surpreenda-se com o resultado – Fonte: canva

O que usar para fazer luminária com materiais recicláveis?

As luminárias podem ser feitas com garrafas de vidro, com garrafa pet, com pedaços de PVC, com arame, com linha e cola e até mesmo com pedaços de papelão. As opções variam muito, e com apenas cola, um pouco de tinta e muita criatividade, dá para fazer uma mudança considerável.

Continua depois da publicidade

Em muitos casos, é possível aproveitar a própria iluminação, e apenas usar algumas luminárias com materiais recicláveis para incrementar o visual do bocal da luz. Neste caso, você pode usar uma bexiga cheia e linha para moldar um globo, por exemplo.

Além disso, dá para usar cabides para montar uma linda luminária e deixar seu quarto ou sala com um toque estiloso e minimalista. A regra é básica: junte sua criatividade e tenha cuidado no acabamento que não tem erro.

Luminária com materiais recicláveis; veja como fazer e surpreenda-se com o resultado - Fonte: canva
Luminária com materiais recicláveis; veja como fazer e surpreenda-se com o resultado – Fonte: canva

É seguro fazer uma luminária com materiais recicláveis?

Como é feita manualmente e precisa ser estruturada junto com o bocal para instalar na iluminação, é preciso um pouco de atenção com a fiação. Entretanto, as luminárias com materiais recicláveis não oferecem nenhum risco.

O único ponto que precisa ser avaliado é a montagem na parte da fiação da casa. Mas, se você não souber, é só buscar ajuda. Além disso, materiais com arames precisam ficar isolados das fiações para não ocasionar custos.

Como fazer luminária artesanal em casa

Uma opção segura e muito bonita para quem deseja fazer uma luminária reciclada é usar cabides. Além de fácil, ela é segura e muito prática. Acompanhe o passo a passo e veja como montar a sua em casa.

Os cabides podem formar diferentes formatos de luminárias, desde algo mais simples até luminárias em zig zag. Para montar uma luminária de cabides simples, é necessário um cabide de madeira, de preferência sem cabo, para formas lindas luminárias com materiais recicláveis.

Depois, é só separar algumas unidades e um suporte para bocal reto. Então, basta passar os cabides por cima do suporte e ir apertando para que as pontas fiquem mais próximas e formem um círculo aberto.

Por fim é só colar os cabides no suporte e fazer a instalação. Neste formato sua luminária terá um efeito mais rústico e minimalista. Entretanto, você pode usar tinta spray e dar um toque a mais na peça.

Outra forma de fazer luminárias artesanais é usando balão e linhas. As linhas precisam ser mais grossas como as de pescas. Para montar, é necessário encher o balão e enrolar a linha em volta do balão, passando bastante cola, deixando o espaço para o bocal.

O próximo passo é deixar secar. Ademais, assim que secar, deve-se estourar o balão. Quando a cola firma, endurece a linha, fazendo o formato do balão. Por fim, é só pintar e colocar no bocal. Fica lindo e é uma ótima decoração.

Qual sua opção favorita para fazer luminária com materiais recicláveis? Junte as dicas do Casa e Agro com sua criatividade e aproveite para criar luminárias diferenciadas. Não deixe de nos contar o resultado.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More