Anúncio

Essa é a forma correta de conservar hortelã fresca na geladeira: você sempre armazenou errado

Não perca essas dicas que podem fazer toda diferença na cozinha para manter sua hortelã fresca

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Delfim Moreira, 29 de agosto de 2022, por Isabela Sousa – Conservar hortelã fresca na geladeira é uma excelente opção para quem não pode cultivá-la ou prefere algo mais prático. Quando conservada do jeito certo, a plantinha não estraga e fica perfeita em combinações de bebidas detox e também como um excelente chá.

Continua depois da publicidade

Conservar hortelã fresca na geladeira é essencial para garantir todos os benefícios da planta que além de ser muito refrescante também tem algumas propriedades medicinais e é um ótimo ingrediente para óleos essenciais. Por isso, é fundamental armazenar a planta para que ela fique íntegra. Veja algumas dicas que podem ajudar.

Continua depois da publicidade

Como conservar hortelã fresca na geladeira para não estragar?

Para quem gosta de ter sempre ervas frescas em casa, ter alguns vasinhos com a planta é uma boa opção, já que se dão bem com pouco espaço e ambientes mais frescos. No entanto, elas ainda precisam de atenção com cuidados diários como iluminação e água.

Continua depois da publicidade

Então, a melhor maneira de ter essas ervas em perfeito estado é deixá-las em temperaturas baixas. Conservar hortelã fresca na geladeira é uma técnica que pode ser feita de duas maneiras e funciona muito bem. Veja como fazer.

1.Armazenar no congelador

O primeiro método conserva muito a hortelã e preserva a erva fresca, já que depende do congelador. O preparo é muito simples, basta picar várias folhas lavadas e sem hastes. Depois é só preencher metade dos cubos de uma forma de gelo com a hortelã.

Finalmente, complete com água e leve para congelar. Assim, além de ter a planta conservada por até 3 meses, você já consegue remover apenas o que for usar para não perder todas as folhas.

2.Conservar hortelã fresca no pote

Outra forma de conservar hortelã fresca na geladeira é usando um pote com água. Deste modo, a umidade preserva a planta. Para isso, é necessário que as folhas da erva tenham uma pequena haste.

Em um copo, coloque metade de água e acomode as folhas, depois é só vestir as pontas delas com um saco plástico e armazenar na geladeira. Neste caso, é fundamental trocar a água sempre que ficar turva. Além disso, o saco deve ficar folgado, não preso ao copo.

Para quem acaba esquecendo de trocar a água, é melhor fazer esse armazenamento da seguinte forma: separe uma folha de papel toalha, umedeça ela e embrulhe a hortelã, depois coloque no saco plástico e coloque na geladeira sem fechar.

Quais são as melhores dicas para armazenar as folhas?

Há três formas de armazenar as folhas da hortelã para preservá-las. Além da geladeira, a planta pode ficar ao ar livre em um pote com água fresca, assim elas duram semanas e mantêm seu frescor natural.

Outra forma de armazenamento para conservar hortelã fresca é manter as folhas em um saco plástico e passar na seladora a vácuo. Dessa forma, a planta fica sem circulação de ar e contato com bactérias e não estraga fácil.

Já a última técnica é um método de secagem e desidratação da hortelã, que pode ser feita em uma assadeira, no micro-ondas ou em um desidratador. Basta deixar as folhas por alguns minutos em altas temperaturas e depois é só guardá-las longe de umidade.

Agora não tem desculpas: você pode ter um excelente chá sempre que desejar ao conservar hortelã fresca na geladeira. Aproveite e descubra outros truques no blog Casa e Agro e tenha vários alimentos frescos por mais tempo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More