Anúncio

Lesmas e caramujos na horta: veja os melhores truques para acabar com a festa destes bichos

Depois de alguns dias de chuva, é normal ver alguns desses bichos em muros, paredes e em hortas

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 29 de agosto de 2022, por Jamilli Alves – Uma horta verde e saudável enche os olhos de qualquer pessoa. Mas, quem cuida desses plantios, costuma sofrer para combater algumas pragas, e entre elas, as lesmas e caramujos.

Continua depois da publicidade

Algumas pessoas morrem de nojo das lesmas e caramujos, enquanto outras os olham até com certa simpatia. Entretanto, para as plantas, podem significar um inimigo poderoso, que é preciso eliminar o quanto antes.

Continua depois da publicidade

Por que as lesmas e caramujos amam hortas?

Depois de alguns dias de chuva, é normal ver alguns desses bichos em muros, paredes e em hortas. Todavia, poucas pessoas sabem o porquê que eles escolhem esses ambientes para povoar, e os principais motivos são:

Continua depois da publicidade
  • Eles têm alta sensibilidade às variações climáticas;
  • Amam lugares úmidos e com pouca incidência solar.

Eles são gosmentos e possuem uma pela muito fina. Por isso, eles fogem de toda variação climática, pois elas podem ser fatais. Portanto, as lesmas e caramujos costumam se esconder do calor e do frio debaixo da terra, e quando a temperatura na superfície se torna amena, eles “mostram as caras”.

O ambiente das hortas são perfeitos para eles, porque, além de bem úmido, as folhas os protegem dos raios solares e oferece uma grande variedade de alimentos. Então, dá para entender a razão desses bichos escolherem essas áreas de plantio para povoar.

O que o caramujo faz nas plantas?

Apesar de parecerem inofensivos, as lesmas e os caramujos podem trazer prejuízos para as plantas. Além disso, caso eles estejam em abundância, podem até acabar com as qualidades de plantas que você tem na sua horta.

Eles não só se alimentam dentro das hortas, mas também gastam os caules e as folhas das plantas e as deixam fracas e sensíveis. Assim, a presença no seu plantio pode debilitar suas culturas e prejudicar o crescimento e desenvolvimento adequado.

Lesmas e caramujos na horta: veja os melhores truques para acabar com a festa desses bichos - Foto: Pixabay
Lesmas e caramujos na horta: veja os melhores truques para acabar com a festa desses bichos – Foto: Pixabay

Como acabar com lesmas e caramujos na horta?

Existem muitas dicas por aí e os mais antigos sempre indicam o uso do sal sobre esses bichos. Mas, é preciso adotar a forma certa, para que a eliminação deles seja eficaz. Então, as principais formas de acabar com as lesmas e caramujos são:

  • Catação manual;
  • Iscas atrativas;
  • Cal, cinzas, canela, sal.

Muita gente, quando vê esses bichos na horta, jogam sal sobre eles e pensam que vão conseguir eliminar. Entretanto, não é bem assim e, na verdade, essa prática pode trazer ainda mais prejuízos para as plantas, pois o solo ficará com um alto teor de sal e isso pode atrapalhar as raízes.

Produtos como o sal, o cal, a canela e as cinzas servem como uma prevenção para que eles não retornem para a horta. Assim, devem ser colocados em volta das plantas, a uma distância de mais ou menos 20 cm, para que sirva como uma barreira de proteção.

Também é possível atrair as lesmas e caramujos por meio de iscas para um lugar fora da horta. Mas, é importante usar os atrativos certos, e os melhores são a cerveja e o leite. Então, é só molhar um tecido com essas bebidas, colocá-lo em um local estratégico e esperar os bichos aparecerem.

Qual o melhor método de eliminação?

O melhor método de eliminação é a catação manual. Todavia, é preciso tomar precauções, como o uso de luvas para proteger as mãos. Então, depois de fazer todo o processo, coloque esses bichos em um balde com 3 partes de água e 1 de água sanitária e espere até que derretam, depois jogue fora.

Agora que você já sabe como eliminar as lesmas e caramujos, salve a sua horta. Mas, não deixe de ver outras dicas para sua casa e sua plantação aqui no Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More