Anúncio

Chá de casca de abacaxi: rico em vitaminas e um ótimo aliado da saúde; confira

Essa bebida traz muitos benefícios para a saúde

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 24 de setembro de 2022, por Jamilli Alves – O chá de casca de abacaxi, além de saudável, é delicioso e ajuda a reutilizar uma parte da fruta que muita gente costuma jogar no lixo. Então, se você sempre joga essa parte fora, é hora de repensar esse hábito.

Continua depois da publicidade

Muitas frutas podem ser ingeridas desde a casca até os caroços, e o abacaxi é uma delas. Assim, além das receitas tradicionais, é possível fazer não só o chá de casca de abacaxi, como também, pratos bem inusitados para aproveitar todos os benefícios do fruto.

Continua depois da publicidade

Quais são os benefícios do chá de casca de abacaxi?

Esse chá traz muitos benefícios à saúde, porque ele possui ainda mais vitaminas que a polpa da fruta. Nesse sentido, a matéria de Samantha Cerquetani, de 25 de fevereiro de 2022, com a participação das nutricionistas Laura Alonso, Erine Matos e Débora Palos, para o VivaBem UOL, afirma que a casca tem o dobro de vitamina C e o triplo da quantidade de fibras que compõem a massa.

Continua depois da publicidade
Reportagem sobre os benefícios das cascas - Imagem extraída do site UOL
Reportagem sobre os benefícios das cascas – Imagem extraída do site UOL

Os benefícios do chá de casca de abacaxi são os mesmos que os de sua polpa, só que, potencializados. Dessa forma, esse chá é bom para:

  • Auxiliar no processo de perda de peso, porque ele é tanto diurético quanto termogênico;
  • Fortalecer a imunidade do corpo, devido à alta quantidade de vitamina C;
  • Facilitar a digestão, por causa da bromelina e da vitamina C, que ajudam a quebrar proteínas e dissolver o conteúdo alimentar;
  • Melhorar o sistema circulatório, pois desincha o corpo e facilita a circulação do sangue nas veias;
  • Proteger a visão e melhorar a pele, também graças à vitamina C e a qualidade antioxidante e anti-inflamatória da bebida;
  • Manter a saúde óssea, devido ao magnésio, vitamina C, cálcio, e alguns aminoácidos que estão presentes na casca e contribuem para fortalecer os ossos e prevenir doenças.

Além de todos esses benefícios imediatos para a saúde do seu corpo, o chá de casca de abacaxi ainda ajuda a reduzir a poluição, ao dar outra destinação ao que seria apenas mais um resíduos sólido dispensado na natureza. Assim, ele traz vantagens em todas as esferas e todas são boas para você.

Chá de casca de abacaxi: rico em vitaminas e um ótimo aliado da saúde, confira! - Foto: Pixabay
Chá de casca de abacaxi: rico em vitaminas e um ótimo aliado da saúde, confira! – Foto: Pixabay

Existe alguma contraindicação do uso?

Com tantos benefícios, é normal querer beber esse chá como se fosse água. Mas, antes de preparar galões dessa bebida, lembre que a moderação, o equilíbrio e a temperança são essenciais no consumo de qualquer alimento. Isso porque até o excesso do que faz bem pode fazer mal.

Para todas as pessoas, a indicação é utilizar o chá de casca de abacaxi com parcimônia, sem excessos. Até porque, esse chá não faz nenhum milagre e, os seus efeitos benéficos, só podem ser percebidos por quem une o seu uso a uma vida ativa e uma alimentação saudável e equilibrada.

Algumas pessoas, contudo, devem evitar o consumo dessa bebida e procurar um médico para saber se podem fazer uso de forma segura. Existem substâncias nesse chá, como a acidez e o potássio, que podem desencadear problemas a quem sofre alguns quadros de doenças.

Pessoas com hipertensão, refluxo gastroesofágico, dentre outros tipos de doenças no estômago e esôfago, devem procurar um médico antes de começar a beber o chá de casca de abacaxi. Assim, o profissional poderá analisar cada caso e liberar o consumo na quantidade adequada.

Chá de casca de abacaxi: rico em vitaminas e um ótimo aliado da saúde, confira! - Foto: Pixabay
Chá de casca de abacaxi: rico em vitaminas e um ótimo aliado da saúde, confira! – Foto: Pixabay

Como preparar, consumir e conservar o chá de casca de abacaxi?

Existem dois pontos mais difíceis tanto na preparação, quanto no consumo desse chá. O primeiro é descascar a fruta e, o outro, é conseguir parar de beber. Do mais, o preparo e o consumo não trazem nenhum segredo ou dificuldade.

Para preparar o chá de casca de abacaxi, o ideal é escolher um fruto cuja casca esteja intacta, ou seja, sem partes machucadas. Em seguida, é preciso higienizar bem essa casca e, depois, descascar o fruto, sem retirar muito da parte da polpa.

A cada uma xícara de casca, você pode colocar 300ml de água. Então, primeiro leve a água ao fogo para ferver e, quando ela começar a formar bolhas grandes, pode colocar as suas cascas e deixar no fogo por cerca de cinco minutos. Por fim, basta desligar e deixar a panela tampada por 10 minutos.

A depender do gosto pessoal, é possível adicionar temperos ao chá de casca de abacaxi, durante o preparo. Assim, quem quiser, pode colocar junto com as cascas alguns condimentos como hortelã, canela e cravo.

O consumo pode ser feito com a bebida morna, nos dias mais frios, ou gelada, para refrescar os dias mais quentes. Mas, nada de excesso, 400 ml por dia já é mais que suficiente para surtir todos os seus efeitos sem trazer nenhum prejuízo à saúde.

É possível armazenar o chá de casca de abacaxi na geladeira, dentro de um recipiente com tampa, por até três dias. Assim, fica mais fácil ter seu chá gelado sempre a mão e, caso prefira ele quente, basta esquentar por 3 minutos. Todavia, o seu consumo deve ser sem açúcar.

Chá de casca de abacaxi: rico em vitaminas e um ótimo aliado da saúde, confira! - Foto: Pixabay
Chá de casca de abacaxi: rico em vitaminas e um ótimo aliado da saúde, confira! – Foto: Pixabay

Outras ideias para agregar a casca de abacaxi na dieta

Já fez o seu chá, mas ainda sobrou casca? Então, saiba que essa não é a única forma de utilizar esse ingrediente e dá para preparar outras receitas bem gostosas com ele. Por exemplo:

  • Suco – Basta bater no liquidificador e coar, pois tem o mesmo sabor da fruta;
  • Bolos e pães – Incorpore a casca depois de bater no liquidificador;
  • Farinha – Asse a casca ou deixe-a secar bem, depois, é só bater no processador.

Aproveite essas opções e coloque o chá de casca de abacaxi no cardápio e não deixe de ver mais matérias super interessantes, aqui, no Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More