Anúncio

Afinal, cozinhar com banha de porco faz mal? Tudo que você precisa saber sobre o assunto

Tudo o que você precisa saber antes de adotar banha de porco na culinária

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Embora ainda encontre alguma polêmica em sua utilização, cozinhar com banha de porco é um hábito bastante antigo. Especialmente quem tem ou teve convivência com os hábitos rurais, vai saber que essa é escolha predominante no ambiente quando o assunto é cozinha. Afinal, essa uma prática saudável ou não? Acompanhe as dicas de hoje, 19 de janeiro, no Casa & Agro do Tecnonotícias, a fim de saber tudo sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Por ser de origem animal e não ter interferências industrializadas, esse é o tipo de elemento considerável saudável por si só. Entretanto, essa não é a única característica a ser observada na hora de descobrir quais são os benefícios e malefícios do hábito de cozinhar com banha de corpo. Seus impactos no funcionamento no corpo e na saúde merecem uma atenção maior.

Continua depois da publicidade

Leia também: Aprenda como cultivar begônia em vaso: passo a passo descomplicado para sua plantinha encher de flores

Continua depois da publicidade

Cozinhar com banha de porco faz bem ou mal à saúde?

Como a maioria das coisas da vida, essa é uma questão cuja resposta é relativa. Pois, ela é capaz de trazer vantagens e malefícios também, a depender do tipo de realidade e utilização. Então, separamos os principais aspectos sobre isso para que você entenda melhor o assunto.

Benefícios da gordura de porco

O primeiro ponto para se definir se essa é ou não uma boa escolha é a análise do ponto de referência para a questão. Por exemplo, se a alternativa em questão for o óleo de soja industrializado, parece que temos a banha como ganhadora.

Ao ser levada a altas temperaturas, a gordura de porco não exala substâncias tóxicas como os industrializados. Além disso, o consumo equilibrado é capaz ajudar a prevenir doenças cardiovasculares ao diminuir níveis de colesterol e triglicerídeos. Cozinhar com banha de porco também traz para o corpo as vitaminas B, C e D, presentes no alimento, além de cálcio, fósforo e ferro.

Saiba mais: Animais em condomínio: dicas para uma boa convivência com os vizinhos

Cozinhar com banha de porco - Reprodução Canva
Cozinhar com banha de porco – Reprodução Canva

Desvantagens da gordura de porco

Apesar de todas as vantagens, quando o assunto é complemento de nutrientes, algumas opções de óleo vegetal podem ser mais saudáveis e eficientes. Esse tipo de óleo costuma ter mais gorduras insaturadas do que a banha, por exemplo. Para essas necessidades, o ideal seria fazer a troca baseada na comparação.

Assim, o que se sabe é que esse é o tipo de gordura que também contribui para o ganho de peso. Talvez essa também seja uma desvantagem a ser considerar. Novamente, lembramos que é preciso utilizar um ponto de referência seguro na hora da escolha. Entretanto, cozinhar com banha de porco continua sendo uma opção bem menos perigosa que as demais. Para aproveitar os seus benefícios, porém, é importante cuidar de um consumo consciente e equilibrado.

Você também vai gostar de saber: Como limpar tapete: veja o processo para limpar diversos materiais

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More