Anúncio

Aprenda como fazer adubo com pó de café e nunca mais gastar com fertilizantes caros para suas plantinhas

Um jeito fácil de estimular suas plantinhas com um elemento simples

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Montes Claros, 21 de março – Há diversas maneiras de estimular o crescimento e potencializar a produção das plantas. E, se quer ter bons exemplares da natureza por perto, você pode aprender como fazer adubo com pó de café. Além de ser uma estratégia eficiente, também é bastante econômica.

Continua depois da publicidade

Utilizar os truques de como fazer adubo com pó de café também é uma boa maneira de aproveitar esse elemento. Afinal, ao invés de mandá-lo para o lixo após fazer o seu café, você reaproveita a borra em hortas e jardins. Dessa forma, não só economiza, como também pratica a sustentabilidade, e evita a agressão ao meio ambiente. Além disso, a borra de café tem o potencial de nutrir e enriquecer o solo.

Continua depois da publicidade

Leia também: Como guardar roupa de inverno: aprenda como conservar suas peças

Continua depois da publicidade

Melhor maneira de fazer adubo com pó de café

Você pode aplicar técnicas de como fazer adubo com pó de café para obtê-lo em versão líquida ou sólida. Para a versão líquida, você precisará misturar aproximadamente 250 gramas de café com 10 litros de água. Depois de um repouso de 24 horas, basta coar a solução, colocá-la em pulverizador e borrifar as plantas cujo desenvolvimento você pretende estimular.

Se preferir, você também pode produzir a versão sólida. Nesse caso, utilizará menos água. Assim, o resultado será uma espécie de pasta. Após adquirir a consistência desejada, basta espalhar o adubo no solo, o mais próximo possível das plantas que são os alvos. Dessa forma, o adubo poderá cumprir a sua função de estimular o crescimento, floração e frutificação das plantinhas, se for o caso.

Saiba mais: Conheça os benefícios do chá de hibisco: adicione mais saúde a sua rotina diária com essa excelente infusão

Como fazer adubo com pó de café - Reprodução Canva
Como fazer adubo com pó de café – Reprodução Canva

Cuidados na aplicação

Além da maneira que apontamos aqui no Casa & Agro, há diversas outras maneiras de aproveitar o pó de café. Você pode conhecer algumas delas em um artigo esclarecedor no portal eCycle. De toda forma, esse é o tipo de utilização que precisa de alguns cuidados.

Primeiramente, você precisa se atentar para o fato de que a borra nunca deve ser aplicada ao solo sem que antes se misture a outros fertilizantes, ou sem que sejam misturados ao solo. Caso isso aconteça, o efeito pode ser contrário e comprometer a saúde do seu cultivo.

Além de saber como fazer adubo com pó de café, você precisa aplicá-lo com equilíbrio. Pois, a presença de cafeína no fertilizante pode interferir na geminação da semente, se utilizado de maneira excessiva. Da mesma forma, o excesso na utilização pode contribuir para a impermeabilização do solo, dificultando o acesso da água.

Você também vai gostar de saber: Conheça os benefícios do chá de hibisco: adicione mais saúde a sua rotina diária com essa excelente infusão

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More