Anúncio

Comprou roupa nova? Saiba por quais motivos você deve lavar antes de usar

Lavar a roupa antes de fazer o primeiro uso pode ser uma questão de saúde

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 07  de setembro de 2022, por Jamilli Alves – Muita gente gosta de ganhar roupa de presente. Sem contar que todo mundo ama passear pelas boutiques e levar para casa peças lindas e novas.

Continua depois da publicidade

Mas, o que muitos não sabem, ou melhor, não entende, é que essa roupa nova precisa passar por uma lavagem antes do primeiro uso. Isso não é só uma questão de higiene, mas também, de saúde.

Continua depois da publicidade

Tem que lavar a roupa depois de comprar?

Sim, claro que sim! Isso porque, apesar das roupas serem novas para você, que acabou de comprar, elas já passaram por muitos corpos antes do seu, e por vários lugares que você nem imagina. Por isso, é essencial lavar as peças assim que chegam em casa, antes de guardar ou usar.

Continua depois da publicidade

Quais os perigos de não lavar?

De acordo com a matéria de Marcelo Testoni, de 13 de maio de 2020, para o site UOL, que entrevistou a dermatologista Juliana Toma, usar roupas novas antes de lavar pode causar dermatites. Além disso, transmite parasitas e até pode causar problemas nas vias respiratórias e intoxicações.

Foto extraída do site UOL
Foto extraída do site UOL

Segundo a especialista, as roupas passam por alguns tratamentos que podem causar prejuízos à saúde se não seguirem a forma adequada. Mas, o consumidor só vê o produto final e desconhece esses processos. Por isso, o ideal é lavar para retirar resíduos químicos que podem prejudicar a pele.

Algumas peças contêm formol entre os seus compostos químicos, causando queimadura na pele dos consumidores. Além disso, as áreas mais suscetíveis do corpo são as axilas, regiões íntimas, coxas e nádegas.

Essas áreas costumam ficar mais abafadas e, por meio da transpiração, acabam diluindo mais desses componentes nocivos. Por isso, podem apresentar problemas dermatológicos mais sérios. Mas, a primeira lavagem já é capaz de reduzir drasticamente todos esses riscos.

Comprou roupa nova? Saiba por que você deve lavar antes de usar - Foto: Pixabay
Comprou roupa nova? Saiba por que você deve lavar antes de usar – Foto: Pixabay

Como lavar a roupa pela primeira vez?

Lavar a roupa pela primeira vez requer um pouco mais de cuidados. Então, a dica de ouro é, se for uma peça fina e delicada, lave na mão. Assim, você também consegue evitar que ela se misture com as demais.

O ideal é seguir as dicas de lavagem que vem na etiqueta das roupas, para não ter erro. Mas, o passo a passo será um pouco diferente. Antes de colocá-las na máquina, você precisa fazer o teste de cor e deixar de molho em uma solução desinfetante.

Uma boa opção é preparar uma solução de água e limão, ou vinagre, e colocar a roupa de molho por cerca de uns 30 minutos. Essas misturas não prejudicam a cor e ajudam a desinfectar a peça sem precisar usar mais produtos químicos.

Por ser a primeira lavagem, opte por usar um sabão neutro. Além disso, evite bater junto com as outras roupas e use um ciclo mais curto. Não se esqueça de passar o amaciante que, além de perfumar a sua roupa, também deixa o seu tecido mais macio e suave.

Sempre faça o teste de transferência de cor

As roupas costumam soltar cor na primeira lavagem, porque elas trazem resíduos de suas tinturas. Então, antes lavar as roupas novas com as demais, veja se ela não transfere cor. Para isso, umedeça uma pequena parte da peça, a ponha sobre um tecido branco e passe com o ferro elétrico.

Caso o tecido branco fique manchado com a cor da peça, evite misturar com roupas mais claras, porque ela libera cor na lavagem. Do contrário, caso o tecido branco continue branco, pode lavar junto com as demais sem medo de manchar.

Comprou roupa nova? Saiba por que você deve lavar antes de usar - Foto: Pixabay
Comprou roupa nova? Saiba por que você deve lavar antes de usar – Foto: Pixabay

Atenção às roupas infantis

As peças de roupas infantis passam pelo mesmo tratamento químico que as roupas dos adultos. Além disso, pode ser que recebam até mais tratamento para trazer ainda mais cor e vivacidade. Por isso, a atenção deve ser redobrada.

A pele da criança é mais sensível e estará bem mais suscetível a desenvolver os problemas apontados pela dermatologista Juliana Toma. Então, jamais coloque no seu pequeno a roupa nova antes de lavar adequadamente. Dessa forma, você protege a criança e evita problemas graves.

Conte aqui nos comentários se você costuma lavar a roupa nova antes de vestir, e se isso vai se tornar um hábito de hoje em diante. Além disso, passe essas informações para seus parentes e amigos, e descubra muitas outras dicas importantes aqui no Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More