Anúncio

Como fazer fermento natural para pão: deixe a sua massa perfeita com esse produto caseiro

faça essa receita em casa e deixe o seu pão perfeito

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Pensando no bem-estar, as pessoas estão sempre à procura de alimentos mais saudáveis. Dessa forma, substituir produtos industrializados pelos caseiros se torna uma opção viável para esse propósito. Por isso, hoje, 04 de fevereiro, o  Casa & Agro, do Tecnonotícias, trouxe uma receita de fermento natural. Assim, você poderá fazer um pão perfeito em casa utilizando apenas produtos naturais.

Continua depois da publicidade

O fermento industrial contém componentes que podem apresentar riscos para a saúde, como o caso do alumínio. Em contrapartida, o produto artesanal que você verá nesta matéria, contém em sua composição propriedades que evitam alguns problemas intestinais. Além disso, o fermento natural conta com a presença do ácido acético, que tem a função de inibir o bolor. Dessa forma, ele permite que os pães permaneçam conservados por mais tempo.

Continua depois da publicidade

Veja também: Xarope de abacaxi com gengibre: fortaleça a sua imunidade com esse poderoso remédio caseiro

Continua depois da publicidade

Como fazer fermento natural para pão

A reação química do fermento natural acontece através de micro-organismos que se alimentam de substâncias presentes na farinha. Nesse sentido, a fermentação pode demorar de 3 a 5 dias para ser concluída. Vale lembrar que ambientes mais frios podem retardar um pouco  esse processo. Dessa maneira, é necessário esperar com paciência para que as bactérias mostrem o resultado. 

Fermento natural para pão
Fermento natural para pão (Reprodução Canva Pro)

Ingredientes

Essa receita contém poucos ingredientes. Porém, será necessário respeitar rigorosamente as medidas para que o processo de fermentação seja bem sucedido. A propósito, as porções abaixo serão divididas em algumas etapas.

  • 400 gramas de farinha de trigo tipo 1;
  • 50 gramas de iogurte natural;
  • 200 ml de água;
  • 1 pote de plástico.

Saiba mais: Noni serve para quê? Entenda se esse polêmico fruto no Brasil pode ou não ser consumido

Modo de preparo do fermento natural

Para iniciar o preparo, misture 100 gramas de farinha, 50 gramas de iogurte e 50 ml de água em um pote. Em seguida, faça furos na tampa e guarde-o em temperatura ambiente por 1 dia. Depois disso, acrescente novamente a mesma quantidade de água e a farinha de trigo, misture até que fique cremoso e deixe descansar por mais 24 horas, dessa vez na geladeira.

Após esse tempo, retire a metade da mistura e coloque em outro pote. Posteriormente, alimente o fermento em ambos os recipientes com mais água e trigo, sempre na proporção indicada. Em seguida, mexa e espere em temperatura ambiente até que a fórmula aumente de volume e apresente as bolhas de fermentação

Quando o fermento apresentar as características acima, significa que ele está pronto para o uso. Por fim, guarde-o no refrigerador. Sempre que precisar retirar uma quantidade do produto, repita o processo de adição de ingredientes para manter sempre um fermento de qualidade à sua disposição.

Fermento natural para pão
Fermento natural para pão (Reprodução Canva Pro)

Dicas extras

Você pode trocar o iogurte natural por outro ingrediente que cause ação fermentativa como, por exemplo, uva passa, caldo de cana ou abacaxi. Além disso, prefira usar água filtrada e utilize farinha de boa qualidade para que o fermento natural apresente um resultado mais satisfatório.

Você também pode gostar: Suco seca barriga em 7 dias: aprenda a fazer essa bebida natural para auxiliar na sua dieta

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More