Anúncio

Chás calmantes: veja 4 opções naturais para fazer em casa super rápido

Os chás calmantes são uma boa opção para fugir do estresse

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 31 de agosto de 2022, por Jamilli Alves – Depois de um dia muito estressante, muita gente recorre aos chás calmantes para amenizar os ânimos. Aliás, essa é uma prática muito antiga, demonstrando bastante eficácia também.

Continua depois da publicidade

As plantas possuem funções especiais e podem trazer vários benefícios para a saúde. Por isso, os chás calmantes fazem muito sucesso. Além de contribuir para deixar a pessoa mais tranquila, ainda é natural.

Continua depois da publicidade

Por que é bom tomar chás calmantes?

A nutricionista Flora Morales, em entrevista para o site Uol, na matéria de Fabiana Gonçalves, publicada em 6 de outubro de 2021, afirma que o uso de desses chás pode contribuir para:

Continua depois da publicidade
  • Proporcionar sensação de calma e bem-estar;
  • Ajudar a dormir;
  • Auxiliar na saciedade.

Ainda segundo a nutricionista, as plantas com efeitos calmantes agem no sistema nervoso central. Então, essa é a razão dos chás calmantes gerarem essas sensações e terem uma atuação eficaz contra o estresse do dia a dia.

Quais são os perigos do estresse?

O estresse é alvo de estudos regulares. Uma pesquisa recente, feita por Kosuke Inoue, professor assistente de epidemiologia social na Universidade de Kyoto, no Japão, confirmou que as pessoas mais expostas aos hormônios do estresse têm mais chances de desenvolver hipertensão.

O International Stress Management Association – ISMA, afirma que o estresse ainda pode causar outros sintomas, como a falta de atenção e esquecimento. Assim, manter o nível de estresse sob controle é essencial para a qualidade de vida de qualquer pessoa.

Chás calmantes: veja 3 opções naturais para fazer em casa super rápido - Foto: Pixabay
Chás calmantes: veja 3 opções naturais para fazer em casa super rápido – Foto: Pixabay

Conheça os 4 chás calmantes mais eficazes

Você deve conhecer muitos chás calmantes, e existem vários outros disponíveis no mercado. Mas, dessa longa lista, quatro se destacam pela sua eficiência> São eles:

  1. Alecrim;
  2. Camomila;
  3. Alfazema;
  4. Folha de maracujá.

É possível encontrar esses chás tanto na versão in natura, quanto em sachês no supermercado. Todavia, muita gente ainda tem dúvida sobre a real eficácia dos chás calmantes em saquinhos.

Para responder essa questão, a médica nutróloga Marcella Garcez, ainda na mesma matéria da Uol, afirma que a eficiência é a mesma nas duas versões. Contudo, segundo a nutróloga, a versão em sachê tem o aroma e o sabor mais leves, por isso, a dica é usar dois sachês.

1.Chá de alecrim

O chá de alecrim age no sistema nervoso central como um antidepressivo natural. Com isso, ajuda a reduzir os sintomas negativos do estresse e da ansiedade, bem como reduz a sensação de cansaço.

2.Chá de alfazema

Ainda conforme a matéria, o chá de alfazema, além de ser rico em cumarina, ainda possui óleos essenciais que ajudam no combate ao estresse e traz o seu efeito calmante. Por isso, ele ajuda a aliviar as tensões nervosas.

Chás calmantes: veja 3 opções naturais para fazer em casa super rápido - Foto: Pixabay
Chás calmantes: veja 3 opções naturais para fazer em casa super rápido – Foto: Pixabay

3.Chá de camomila

Super famoso no mundo dos chás calmantes, o chá de camomila é o primeiro que todo mundo lembra quando precisa relaxar e ter uma boa noite de sono. Mas, ele é mesmo muito eficaz.

A infusão possui uma substância que se chama apigenina, que se conecta aos receptores GABA-A. Dessa forma, tem um efeito muito efetivo na redução da ansiedade.

4.Chá de folha de maracujá: o melhor de todos os chás calmantes

Muitas pessoas conhecem esse chá como passiflora e afirmam que seus efeitos são mais eficazes que muitos outros, pois possui efeitos ansiolíticos. Além disso, a planta possuir ácido fólico, o que ajuda a reduzir alguns sintomas da depressão e da ansiedade.

Quais são os cuidados ao consumir os chás calmantes?

Os chás calmantes podem até ser naturais, mas é preciso atenção na hora do uso. Isso porque, de acordo com a nutricionista Karoline Martins, em entrevista para o site Uol, na matéria publicada em 6 de outubro de 2021, de Fabiana Gonçalves, o uso em excesso pode trazer alguns efeitos como:

  • Desconforto estomacal;
  • Diarreia;
  • Gases.

O ideal é tomar apenas duas xícaras durante o dia. Assim, uma pode ser na parte da manhã e a outra antes de dormir, para ajudar no processo do sono.

Como preparar os chás calmantes?

Para preparar esses chás o passo a passo e muito simples. Basta ferver 200ml de água e, após desligar o fogo, juntar 1 colher de chá de alecrim, passiflora, camomila ou alfazema. Em seguida, é só abafar e esperar por cerca de 5 minutos.

Agora que você sabe quais são os melhores chás calmantes e os benefícios para a sua saúde, conte nos comentários de qual você mais gosta. Mas, não deixe de acompanhar outras dicas aqui no Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More