Anúncio

Como cultivar salsinha em vaso: veja dicas de como plantar e cuidar dessa erva aromática em casa

Tenha sua erva em casa sem precisar dispor de muito espaço

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Quer saber como cultivar salsinha em vaso de um jeito simples e fácil? Então, você vai aprender, pois o Casa e Agro, do Tecno Noticias preparou, nesta segunda, 24 de janeiro, dicas com tudo o que precisa para sair do zero e começar a plantar sua própria salsinha em casa. Confira agora!

Continua depois da publicidade

A salsinha é uma erva aromática de origem europeia, mas é bem difundida em nossa culinária. Assim como sua disponibilidade, o cultivo é bem fácil e bastante econômico. Portanto, aprenda como cultivar salsinha em vaso, dentro da sua própria casa e tenha esse tempero sempre em mãos, sem precisar de muito espaço.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: Como plantar chuchu: aprenda o jeito certo e tenha fartura desse legume em casa

Continua depois da publicidade
Como cultivar salsinha em vaso; veja dicas de como plantar e cuidar dessa erva aromática em casa (Reprodução Canva Pro)
Como cultivar salsinha em vaso; veja dicas de como plantar e cuidar dessa erva aromática em casa (Reprodução Canva Pro)

Como cultivar salsinha em vaso

Antes de iniciar o passo a passo, é importante deixar claro que a salsinha é bem sensível ao clima frio. Sendo assim, precisa de bastante sol e de quantidade de água moderada, nem demais, nem de menos. Para quem gosta de mais detalhes, é ideal a presença de um solo arenoso, argiloso e rico em matéria orgânica.

Para plantar a salsinha, enfim, enterrar algumas sementes em um vaso de, no mínimo, 20 centímetros de altura e com o devido substrato. O vaso para o plantio pode ser de barro, plástico ou alumínio. Contudo, lembre-se de fazer furinhos no fundo para o escoamento da água. Feito isso, deixe-o exposto ao sol e molhe regularmente, isto é, sempre que notar que a terra não está úmida. Quatro horas de sol são suficientes, sempre mantendo o solo úmido.

A germinação dessa hortaliça é lenta, podendo demorar até 6 semanas para acontecer. Contudo, manter as sementes em água morna por 1 dia antes do plantio, acelera esse processo e suas plantinhas nascerão mais rápido. A colheita deve ocorrer quando a planta alcançar de 4 a 5 cm de altura. Entretanto, não se esqueça, nessa hora, de cortar o galho inteiro e não somente as folhas.

Veja, ainda: Misture abacaxi com azeite de oliva e surpreenda-se com o resultado e benefícios

Benefícios da salsinha

Não pense que só porque usamos a salsinha como tempero, suas propriedades são reduzidas ou inexistentes: pelo contrário, a erva é cheia de benefícios. A presença de algumas substâncias fazem da salsinha uma erva medicinal muito utilizada e requisitada.

Muito diurética, a salsinha ajuda na eliminação de urina e, assim, auxilia no tratamento dos distúrbios renais, infecções urinárias, e, também, na pressão alta. Possui, ainda, capacidade de combater bactérias e conter a inflamação.

Além disso, reduz as chances de desenvolver diabetes, atuando sobre o controle do açúcar no sangue. E não para por aí, pois essa especiaria ainda fortalece o sistema imunológico, evitando que você adquira uma doença sazonal, por exemplo.

Chás, vitaminas, sucos e outras receitas, utilizando, sobretudo, as raízes da salsinha, fazem parte das receitas indígenas há muito tempo. O objetivo é promover saúde e evitar o aparecimento de doenças crônicas.

Viu como é simples, barato, nutritivo e benéfico aprender como cultivar salsinha em vaso? Então, siga as dicas que separamos com muito carinho para você você e seja bem sucedido em seu plantio.

Portanto, veja: Canteiro elevado para horta: aprenda exatamente como você deve fazer isso em casa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More