Anúncio

Como limpar o filtro de barro: aprenda e evite o erro mais grave cometido por você

Confira um passo a passo simples

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Belo Horizonte, 21 de março – O filtro de barro é um dos meios mais eficazes de se obter água pura e fresquinha. Ele tem a missão de tornar a água da torneira limpinha e pronta para seu consumo. Porém, o segredo para se desfrutar desses benefícios consiste em sabermos limpar o filtro de barro da maneira correta e periódica. 

Continua depois da publicidade

Aqui, no Casa & Agro, você aprenderá a técnica ideal para limpar o filtro de barro de maneira simples. Com capacidade para reter partículas de cloro, alumínio, pesticidas e até mesmo eliminar parasitas, o filtro garante, portanto, que você obtenha a água mais pura possível para seu consumo. 

Continua depois da publicidade

Leia mais: Como tirar mofo da parede: chega de esfrega esfrega; facilite sua vida com nossas dicas

Continua depois da publicidade
Como limpar o filtro de barro: aprenda e evite o erro mais grave cometido por você. - Reprodução Shutterstock
Como limpar o filtro de barro: aprenda e evite o erro mais grave cometido por você. – Reprodução Shutterstock

Como limpar o filtro de barro  

Segundo um artigo publicado no portal Casa e Jardim, por Vitória Sanches e Stephanie Durante, em 31 maio de 2020, a higienização deve ser feita, ao contrário do que muitos ensinam, somente com água limpa. É um erro grave usar outros produtos. Além disso, você precisa limpar seu filtro antes mesmo do seu primeiro uso para garantir uma filtragem correta e evitar gosto desagradável na água. Confira, a seguir, um passo a passo: 

O segredo é começar pela vela

A vela do filtro é a principal responsável por seu funcionamento. Logo, sua higienização requer cuidados. Desenrosque a vela do filtro e, usando uma escova ou esponja nova, lave a vela em água corrente. Evite usar qualquer outro produto de limpeza. 

Limpe a parte interna

Separe as duas partes do objeto. Usando somente água (se possível, corrente) e o lado macio de uma esponja limpe o lado interno de cada parte. 

Aprenda ainda:  Como lavar toalha de banho: aprenda como higienizar estas peças e deixá-las ideais para uso

Limpe o lado externo

Mesmo que não tenha contato direto com a água, esse lado também precisa ser higienizado. Usando uma esponja nova e água limpa, limpe toda a superfície do objeto. 

Último passo

Por fim, enrosque, a vela limpa no filtro e monte as duas partes. Agora, a limpeza do seu filtro de barro foi concluída.

Dicas importantes para considerar na hora de limpar o filtro de barro 

Confira, a seguir, dicas fundamentais para a limpeza e conservação do seu filtro. Ao aplicar cada uma delas, você terá sempre água pura e livre de bactérias e microrganismos nocivos á sua saúde.

  • Não utilize produtos de limpeza; 
  • Utilize uma bucha nova; 
  • Após limpar, deixo o filtro em local arejado e distante do sol; 
  • Seu filtro possui, em média, três anos de vida útil. Porém, esse tempo pode se prolongar se você fizer a limpeza, pelo menos, a cada três meses. 
  • A hora certa de trocar a vela é quando notar que a mesma fica amarelada mesmo depois de uma boa limpeza. 

Agora que você já aprendeu a limpar o filtro de barro sem cometer erros, poderá obter uma água mais pura e conservar seu filtro por mais tempo. Fique atento e tome sempre água limpa e fresca.

Confira antes de sair:  Como fazer sabonete de coco caseiro: aprenda agora e usufrua os benefícios em sua própria pele

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More