Anúncio

Veja como plantar um pé de pera no quintal e saiba quanto tempo demora para dar frutos

Descubra como ter um pé de pera no seu quintal

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 01 de setembro de 2022, por Jamilli Alves – Essa fruta costuma ter uma valor um pouco salgado no supermercado. Mas, dá para plantar um pé de pera no quintal e se deliciar com esse fruto sem precisar gastar nada.

Continua depois da publicidade

A pereira é uma planta natural da Europa e dá frutos muito suculentos e saborosos e pode chegar a ter doze metros de altura, na fase adulta. Todavia, isso não é um empecilho para quem quer plantar um pé de pera no quintal.

Continua depois da publicidade

Como plantar um pé de pera?

É possível plantar uma pereira tanto por mudas quanto por sementes. Assim, você pode escolher a opção que for melhor para você. Entretanto, antes de realizar o plantio, é preciso analisar alguns detalhes importantes.

Continua depois da publicidade

Comece por escolher o local adequado para plantar um pé de pera. Isso porque, ele pode crescer muito e, por isso, precisa de espaço para se desenvolver. Então, não a plante muito perto do seu imóvel, e separe uma área de 7 m x 7 m, que costuma ser suficiente para o crescimento pleno.

Cuide do solo antes de plantar uma pereira no seu quintal. Assim, retire todos os cascalhos ou pedregulhos que estejam no local. Além disso, prepare o solo com calcário e adubo orgânico, para que a sua muda tenha os nutriente necessários para crescer forte e saudável.

Quanto tempo leva para a semente germinar?

O processo de germinação da semente de pera é um pouco demorado. Já que, leva cerca de vinte e um dias até que apareça o primeiro broto. Contudo, essa germinação deve acontecer antes do plantio e requer um passo a passo delicado, veja:

  • Antes de tudo escolha uma vasilha de plástico e forre com papel toalha.
  • Em seguida, selecione algumas sementes de pereira e coloque dentro do recipiente.
  • Então, tampe o seu pote e deixe na geladeira por cerca de 21 dias.

Depois desse tempo, você pode retirar as suas sementes de dentro da geladeira e vai estar germinada. Ou seja, pronta para o plantio no solo que você já preparou. Enquanto espera a germinação, faça o preparo da terra para que você possa plantar o pé de pera.

Veja como plantar um pé de pera no quintal e saiba quanto tempo demora para dar frutos - Foto: Pixabay
Veja como plantar um pé de pera no quintal e saiba quanto tempo demora para dar frutos – Foto: Pixabay

Qual é o clima ideal para plantar um pé de pera?

O clima ideal para plantar um pé de pera é o temperado. Isso porque, ela precisa de um clima frio para poder hibernar e germinar e de muita luz para pode frutificar. Portanto, essa fruta é bem resistente ao frio e não precisa de temperaturas muito altas.

Quanto tempo leva para dar frutos?

Um pé de pera pode levar de dois a quatro anos para dar frutos depois do plantio. Além disso, o clima pode afetar a sua frutificação. Já que, a pereira precisa de um bom tempo com temperaturas frias para dar os seus frutos.

Veja como plantar um pé de pera no quintal e saiba quanto tempo demora para dar frutos - Foto: Pixabay
Veja como plantar um pé de pera no quintal e saiba quanto tempo demora para dar frutos – Foto: Pixabay

Como cuidar de um pé de pera?

Depois de germinar e plantar o seu pé de pera, você precisa adotar alguns cuidados para que ele cresça bem. Um deles é o de regar bem a sua muda, para manter ela com uma boa hidratação. Porque, após o plantio ela pode exigir uma rega intensa, que pode demandar de 5 a 10 litros de água.

Cuide também da adubação e da saúde do solo. Já que, a falta de nutrientes vai comprometer o crescimento e a frutificação da pereira. Os adubos orgânicos são os mais indicados. Mas, não se esqueça também de fazer as podas sempre que perceber galhos ou folhas secas.

Agora que você já sabe como plantar um pé de pera e cuidar para que ele dê frutos saborosos, veja outras dicas de plantio aqui no Casa e Agro. Mas, não esqueça de compartilhar todas essas informações com seus amigos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More