Anúncio

Melhores chás para ansiedade: saiba quais são e aprenda como preparar um calmante natural em casa

Aprenda a fazer e se acalme de um jeito natural

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Você se sente ansioso ou nervoso durante o dia? Se sim, saiba que existem bebidas naturais que podem te ajudar com esse problema. Pensando nisso, hoje, 11 de janeiro, o Casa e Agro, do site Tecno Noticias, reuniu os melhores chás para ansiedade e ensinará como prepará-los.

Continua depois da publicidade

Felizmente, tomar uma xícara de chá pode ser uma maneira fácil e deliciosa de relaxar e se concentrar nas coisas importantes da vida. Essas bebidas naturais possuem a capacidade de mudar o seu humor e sua disposição para melhor, além de reduzir a preocupação. Dessa forma, acompanhe, a seguir, os melhores e mais eficazes chás para ansiedade.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: Chá de casca de romã: veja os benefícios e como fazer essa excelente bebida em casa

Continua depois da publicidade
Melhores chás para ansiedade; saiba quais são e aprenda como preparar um calmante natural em casa (Reprodução Canva Pro)
Melhores chás para ansiedade; saiba quais são e aprenda como preparar um calmante natural em casa (Reprodução Canva Pro)

Melhores chás para ansiedade

Antes de tudo, vale ressaltar que os chás naturais para combater a ansiedade são eficientes como um tratamento. Assim, é importante consumí-los diariamente para usufruir das propriedades benéficas. Portanto, veja a seguir quais são as melhores opções.

Camomila

As propriedades dessa bebida doce e saborosa ligam-se aos receptores GABA do cérebro, estimulando ao relaxamento. Aconselha-se ingerir a bebida antes de dormir, já que ela induz ao sono facilmente. Portanto, adicione, em 300 ml de água fervida, 2 colheres (de sopa) de flores secas de camomila ou 3 colheres (de sopa) de flores frescas da planta e deixe em infusão por cerca de 10 minutinhos.

Alecrim

Rica em vitaminas e sais minerais, essa erva é conhecida por atuar como um antidepressivo natural no sistema nervoso central, aliviando a ansiedade e o estresse. Para preparar, coloque 250 ml de água fervente em uma xícara, adicione 5 g de folhas frescas de alecrim e deixe repousando de 5 a 10 minutinhos. Depois disso, coe o chá e tome a bebida morna.

Erva-doce

Conhecida pelo cheiro e sabor adocicado, essa bebida possui bioativos que conseguem controlar sintomas de fragilidade emocional. Assim,  insira 1 colher (de sopa) de erva-doce seca em uma xícara com água fervente e deixe abafado por 5 minutos, coe e seu chá estará pronto para ser consumido. 

Veja, ainda: Chá de limão com alho: saiba como preparar e veja porque essa infusão faz tão bem à saúde

Valeriana

O ácido valérico presente na raiz dessa planta a caracteriza como um excelente sedativo natural, o que relaxa e acalma quem consome essa bebida. Para obter seus benefícios, aqueça 500 ml de água e insira 10 g da raiz de valeriana nesse líquido. Em seguida, deixe em infusão por 5 minutos e o chá está pronto. 

Folha de maracujá

O ácido fólico dessa planta reduz sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, os flavonoides e alcaloides presentes nessas folhas atuam como um suave ansiolítico natural. Então, ferva por 10 minutos 4 folhas frescas ou 2  desidratadas do maracujá em 600 ml de água, coe e beba quando estiver morno. Em lojas de produtos naturais, pode-se encontrar esse composto pelo nome de passiflora. 

Dicas extras

Apesar de conter com ingredientes naturais, não se deve ingerir esses chás em excesso, a fim de que não haja efeitos indesejáveis. Por isso, de 1 a 3 vezes ao dia já é suficiente para ter os benefícios fornecidos por essas bebidas.

Para as grávidas e para os bebês não é recomendável o uso desses chás sem antes consultar com um médico. Desse modo, como alternativa, que pode aliviar o estresse e não possui contraindicações para esse grupo, indica-se o suco de maracujá.

Então, quando o estresse e ansiedade atacar, procure ingerir alguns desses chás para ansiedade e fique mais tranquilo. Se os sintomas da ansiedade não melhorarem com os chás indicados, é preciso ir a um médico especialista. Assim, ele poderá avaliar a sua condição e receitar o tratamento necessário.

Portanto, veja: Chá de folha de goiaba; veja porque você deveria consumir essa bebida frequentemente

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More