Anúncio

4 dicas práticas para montar um jardim ecológico; saiba tudo sobre esse projeto

Conheça mais sobre essa prática excelente para um jardim de sucesso

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Delfim Moreira, 18 de fevereiro de 2023, por Isabela Sousa – O jardim ecológico é uma forma simples de cultivar plantas e trazer a natureza para mais perto da rotina do dia a dia. Além disso, também é uma alternativa para ajudar na melhora da qualidade de vida. Entre as plantas cultivadas nesse jardim estão frutíferas, ervas, espécies medicinais e até plantas nativas.

Continua depois da publicidade

Portanto, o jardim ecológico sem dúvidas é uma opção sustentável de produzir parte do alimento consumido. E, por essa razão, hoje vamos ensinar como montar um esse projeto em casa de maneira simples e eficaz. Leia até o final e veja como aderir essa ideia em seu jardim.

Continua depois da publicidade
4 dicas práticas para montar um jardim ecológico; saiba tudo sobre esse projeto - Canva
4 dicas práticas para montar um jardim ecológico; saiba tudo sobre esse projeto – Canva

O que é um jardim ecológico?

Um jardim ecológico é um espaço verde projetado para manter a biodiversidade, preservar os recursos naturais e diminuir o impacto ambiental. Nesse jardim, as plantas, o solo, a água, os nutrientes e os resíduos são gerenciados de maneira sustentável, de modo a criar um ambiente que favoreça a vida selvagem local, sem tanta intervenção humana.

Continua depois da publicidade

Algumas das características comuns de um jardim ecológico incluem a escolha de plantas nativas. Isso porque são mais adaptadas às condições locais e não dependem de tanta água e cuidado. 

Neste projeto, a utilização de técnicas de irrigação é essencial. Entre os métodos estão: gotejamento e captação de água da chuva. A compostagem de resíduos orgânicos para produzir um adubo natural, também é parte de um jardim ecológico.

Além disso, esse tipo de jardim serve para qualquer tamanho ou estilo de propriedade, desde pequenos jardins urbanos até grandes áreas verdes em áreas rurais. O objetivo é criar um ambiente natural e saudável que beneficie tanto as pessoas quanto a natureza local.

Como montar esse jardim em casa?

Para simplificar a montagem do jardim, preparamos um cronograma de apenas 4 passos. Então, acompanhe cada passo e veja de uma maneira bem prática como montar seu jardim ecológico hoje mesmo.

4 dicas práticas para montar um jardim ecológico; saiba tudo sobre esse projeto - Canva
4 dicas práticas para montar um jardim ecológico; saiba tudo sobre esse projeto – Canva

1. Escolha plantas nativas para um jardim ecológico

Escolha espécies sejam nativas de sua região, pois elas estão mais bem adaptadas às condições locais, por isso, dependem de menos manutenção e são mais resistentes a pragas e doenças. Além disso, as plantas nativas também fornecem alimento e abrigo para a fauna local.

2. Reduza o uso de produtos químicos

Evite o uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos. Eles contaminam o solo, a água e prejudica a fauna da região. Em vez disso, utilize compostagem e adubos orgânicos para enriquecer o solo e estimular o crescimento das plantas.

3. Utilize a água com sabedoria

Aproveite a água da chuva para regar as plantas e, se possível, instale sistemas de irrigação por gotejamento, já que são mais eficientes e evitam o desperdício de água. Além disso, o solo fica úmido e não encharca.

4. Cuide da biodiversidade

Crie um ambiente ideal para as plantas e animais da região, instalando abrigos para pássaros, borboletas e outros animais. Plante flores que florescem em épocas diferentes para atrair polinizadores e cuide do solo para garantir que ele continue fértil para todas as espécies.

Segundo uma matéria da redação do site Terra, em 4 de abril de 2017, um dos motivos desse jardim ecológico valer a pena é sua capacidade de reconectar as pessoas com a natureza, algo que passa despercebido na maioria dos dias agitados. 

4 dicas práticas para montar um jardim ecológico; saiba tudo sobre esse projeto - Terra
4 dicas práticas para montar um jardim ecológico; saiba tudo sobre esse projeto – Terra

Portanto, para quem gosta de jardinagem e gostou dessa ideia do Casa e Agro, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a deixar seu espaço mais sustentável e um bom local para todos as plantas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More