Anúncio

O chá de mulungu possui benefícios incríveis que poucos conhecem; venha ver

Confira a forma segura de consumir essa bebida e obter todos os seus benefícios

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Pouco conhecido, porém, cheio de recursos: esse é o mulungu, planta rica em propriedades sedativas e relaxantes. Assim sendo, confira agora tudo o que precisa saber sobre ele, e também, uma receita incrível de chá de mulungu para você. Tudo isso no Casa & Agro, do Tecnonotícias, desta sexta, 11 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Erythrina mulungu é o nome científico da também conhecida árvore-coral, canivete, bico-de-papagaio, ou simplesmente mulungu. Apesar de não ser muito divulgada e conhecida pelos brasileiros, é bastante comum no Brasil, facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, tanto como planta, quanto na forma de tintura ou pó. Mas, vamos conferir, a seguir, quais propriedades o chá de mulungu pode proporcionar.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: Não é apenas uma bebida refrescante: o suco de tamarindo é um combo de vitaminas e minerais que você deve consumir

Continua depois da publicidade
Chá de mulungu (Reprodução Canva Pro)
Chá de mulungu (Reprodução Canva Pro)

Benefícios do chá de mulungu

Há tempos as propriedades do mulungu são utilizadas e conhecidas, principalmente pelos indígenas, e agora, por uma abordagem científica. Ansiedade, ataques de pânico, estresse, depressão, enxaqueca, dores, entre vários outros estados, são alvos da ação do chá de mulungu sobre nosso organismo. Além disso, sua influência recai sobre o fígado, nas cólicas menstruais e também na perda de peso, indiretamente.

Isso se deve ao conjunto de propriedades da planta, que incluem ação analgésica, anti-inflamatória, anticonvulsivante, antitérmica, antiespasmódica, reduz espasmos musculares involuntários, dentre outras. Desse modo, percebe-se o incrível potencial do chá de mulungu para sua saúde.

Veja, ainda: Chá de banana com cravo-da-Índia: você não faz ideia do que essa combinação é capaz, veja os benefícios e saiba como fazer

Passo a passo do preparo

Como o mulungu já não é mais um segredo, vamos, agora, ao que interessa: como preparar um delicioso chá. Antes de iniciarmos, vale a pena ressaltar que as sementes são tóxicas e não devem, de maneira alguma, serem utilizadas nessa ou em outra receita. Sanado esse importante detalhe, mãos à obra.

São poucos os ingredientes necessários para o chá de mulungu:

  • 5 gramas de casca de mulungu;
  • 1 xícara de água filtrada.

Coloque as cascas do mulungu na água e ferva por 15 minutos. Após isso, coe tudo e deixe o líquido ficar morno. Feito isso, pode-se consumir a bebida. Recomenda-se o consumo de 2 a 3 ao dia, mas nunca em dias seguidos.

Esse controle dos dias é importante porque, quando usado em demasia, o mulungu pode gerar alguns efeitos colaterais, tais como sedação, paralisias e sonolência. A contraindicação se estende às crianças de 5 anos ou menos, mulheres amamentando, grávidas e uso com medicamentos antidepressivos ou anti-hipertensivos. Por fim, sempre que for ao médico informe sobre o consumo do chá de mulungu.

Portanto, veja: Suco de ora-pro-nóbis com limão; confira porque a bebida se tornou a queridinha da alimentação; benefícios e como fazer

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More