Cravos e espinhas: veja como prevenir e acabar com a acne adulta

Saiba mais sobre este incomodo e como tratar

Belo Horizonte, quarta-feira, 30 de março de 2022 — A acne é uma inflamação da pele que se caracteriza pelo aparecimento de cravos, espinhas, poros abertos e até mesmo nódulos. O aparecimento da acne está relacionado as alterações hormonais constantes que ocorrem nesta fase da vida, sendo mais comum entre a turminha mais jovem.

Continua depois da publicidade

O problema é quando a mulher já passou desta fase de transição e se tornou adulta e, mesmo assim, as acnes persistem e não desaparecem. Estas marcas podem afetar a autoestima, fazendo com que a pessoa se sinta menos capaz de realizar atividades da vida adulta por ainda carregar marcas que são típicas da adolescência. Portanto, o blogue Truques Caseiros traz dicas para combater a acne.

Saiba mais: Veja como conseguir cabelos cacheados lindos e hidratados gastando pouco

Continua depois da publicidade
Cravos e espinhas: veja como prevenir e acabar com a acne adulta - Reprodução Pixabay
Cravos e espinhas: veja como prevenir e acabar com a acne adulta – Reprodução Pixabay

Características da acne adulta

A acne na adolescência, geralmente se espalha por todo o rosto, podendo também se espalhar pelas costas e o colo. Já a acne adulta, se concentra na região do queixo e do pescoço. Elas possuem mais oleosidade, sendo bastante doloridas e inflamadas. Outra diferença é que elas não vêm acompanhadas de cravos, apenas espinhas.

O aparecimento da acne em mulheres em torno de 30 anos pode ser caracterizada por uma alteração hormonal significativa. Desse modo, ovários policísticos ou mesmo excesso de hormônio masculino, são as causas mais comuns para seu surgimento. Outra característica marcante de que há hormônios desregulados é o surgimento de pelos grossos no rosto.

Continua depois da publicidade

Dietas com grande ingestão de carboidratos também se destacam entre os motivos de aparecimento de acnes em adultos. Isto porque o excesso de carboidratos simples aumentam a produção das glândulas sebáceas e causam o aumento da oleosidade na pele. Quadros agudos de estresse também estão associados ao aparecimento repentino de acne.

Saiba mais: Veja como deixar o seu quintal limpo e sem mato com uma misturinha simples

Formas de prevenir e tratar a acne

Quando se fala em acne em adultos, a primeira providência a ser tomada é procurar um ginecologista e realizar exames hormonais. Através deles é possível descartar alterações hormonais que podem causar não só acnes, mas doenças mais graves.

Descartadas as questões hormonais, é hora de partir para a avaliação da alimentação. Alimentos que causam inflamação no organismo como, por exemplo, os carboidratos simples, leite e seus derivados devem ser evitados. Assim, é possível verificar se são eles os causadores da acne.

E principalmente investir em atividades físicas que liberem serotonina e diminuem a produção de cortisol. Além disso, a hidratação do corpo deve estar sempre em dia, assim como o sono de no mínimo 6 horas por noite. Tendo estes cuidados básicos com a saúde, como resultado é possível ter uma diminuição significativa nas acnes.

De acordo com Denise Steiner em artigo publicado no portal da Revista Claudia no dia 17 de março de 2022, existem também tratamentos a partir do uso de medicamentos e biofotomodulação. Em suma, veja mais no canal Dr. Lucas Fustinoni:

Saiba mais: Autoestima: aprenda como recuperar a energia para o dia a dia

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies