Autoestima: aprenda como recuperar a energia para o dia a dia

Veja como recuperar a força e a alegra de viver

Belo Horizonte, quarta-feira, 30 de março de 2022 — A autoestima é primeiramente, como cada pessoa se identifica. Ela é incrivelmente importante para a socialização com outras pessoas, um termômetro de amor-próprio.

Continua depois da publicidade

Já quando está ocorrendo o contrário, a baixa autoestima se caracteriza por deixar as pessoas desanimadas e visivelmente pessimistas. Estes gatilhos de tristeza e indecisão podem ocorrer por diversos motivos. Portanto, o blogue Truques Caseiros traz algumas dicas para recuperar a energia e a alegria de viver.

Saiba mais: Veja como conseguir cabelos cacheados lindos e hidratados gastando pouco

Continua depois da publicidade

Sinais de baixa estima

Quando se olha para uma pessoa que está passando por um momento de baixa estima, imediatamente é possível perceber que a alegria e a gratidão com a vida estão abalados. Isto ocorre porque os sinais de tristeza são muito marcantes nestes momentos de desmotivação.

As pessoas com baixa autoestima, geralmente sofrem com a indecisão em diversos momentos da vida. Isto porque sentem um grande medo de errar e serem julgadas por isso, isto faz com que elas se retraiam e não demonstrem seus sentimentos e vontades.

Continua depois da publicidade

Outro sinal de que a autoestima está abalada, é uma necessidade constante de diminuir suas próprias conquista. Se comparando com frequência as outras pessoas e acreditando sempre que o outro é melhor e tem uma capacidade mais elevada que a sua.

Isto pode gerar relacionamento abusivo, visto que a pessoa acredita que não merece o parceiro e que se o deixar nunca vai encontrar outra pessoa. Estas questões podem ser portas para o início de uma fase de medo e angústias, por temer fazer escolhas que possam ser julgadas por outras pessoas.

Formas de reverter a baixa auto estima

Inicialmente, a baixa estima é uma questão pessoal e cabe a cada um identificar quais os gatilhos causam este emaranhado de sentimentos negativos.

Uma boa opção é procurar um terapeuta e com ajuda profissional buscar se livrar dos maus pensamentos. Portanto, para quem não gosta de terapia, vale fazer uma lista com todas as suas qualidades e identificar o porquê de não estar dando atenção a elas.

Veja também: Recomposição de colágeno no organismo: como e quando fazer esta intervenção

Estar com a autoestima elevada, é principalmente aceitar suas características pessoais e trabalhar em cima das questões que levam a não se sentir importante.

Estar no controle das decisões bem como das consequências, entendendo que nem sempre tudo vai dar certo. No entanto, está tudo bem se der errado às vezes.

Finalmente, cuide de sua saúde e do bem-estar físico e emocional. Desta forma é possível manter a auto estima sempre elevada e desfrutar das coisas boas da vida sem medo de julgamentos.

De acordo com Kalel Adolfo em reportagem publicada no portal da Revista Claudia em 24 de março de 2022, é muito importante o autoconhecimento para saber o momento de buscar ajuda. Em suma, veja mais no canal Papo com Anhay D’Ámico:

Saiba mais: Calvície: saiba como fazer para combater a queda dos cabelos

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies