Veja como deixar o seu quintal limpo e sem mato com uma misturinha simples

Limpe seu quintal utilizando produtos simples e gastando pouco

Belo Horizonte, sexta-feira, 25 e março de 2022 — Uma casa com quintal é uma grande conquista para qualquer família. Muitas pessoas pensam em deixar o apartamento e partir para uma residência mais simples e aconchegante. Além de uma área ventilada, o quintal pode se tornar um local para diversão das crianças e lazer dos adultos, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Contudo, muitas vezes, nos deparamos com o mato. Em vista disso, o blogue Truques Caseiros apresenta uma receita simples e barata para resolver este problema. Embora existam inúmeras formas de eliminar o mato e o capim, é possível fazer o controle com uma mistura de água e um borrifador ou garrafa pet.

Saiba mais: Veja como conseguir cabelos cacheados lindos e hidratados gastando pouco

Continua depois da publicidade

Materiais necessários para a misturinha

Para isso, vão ser necessários materiais de uso comum em todos os lares: um litro de água, cinco colheres de sal, cinco colheres de detergente de lavar louça, cinco colheres de vinagre, um recipiente para misturar, um borrifador simples ou uma garrafa pet com tampa. É importante citar que nenhum destes materiais é tóxico, podendo ser manuseados tranquilamente.

Preparo da fórmula para limpar o quintal

Em primeiro lugar, basta colocar um litro de água no recipiente escolhido, adicionando o sal, o vinagre e o detergente. Em seguida, misture até formar um líquido uniforme. Para produzir maiores quantidades, basta manter a mesma proporção para cada litro de água.

Continua depois da publicidade

Aplicação no mato e plantas indesejáveis

Em seguida, basta colocar a mistura em um borrifador simples, para aplicação nas plantas. Caso prefira, pode-se usar uma garrafa pet de refrigerante. Neste caso, é preciso furar a tampa, de forma que ao apertar a garrafa, o líquido seja lançado no ar na forma de gotículas.

Veja também: Com apenas 1 ingrediente que você tem em casa acabe de vez com a infestação de formigas

O passo a seguir é encher o borrifador ou a garrafa pet e lançar a mistura sobre as folhas do capim ou mato do seu quintal. A mistura é muito forte, portanto, é preciso evitar o exagero na hora de aplicar, pois, pode prejudicar outras plantas.

No dia seguinte, já será possível observar que o mato ou capim já aparenta fraqueza, principalmente se o dia for de sol forte. Isso ocorre porque o sal e o vinagre se encarregam de desidratar as plantas, retirando sua umidade.

O detergente por sua vez, fixa a mistura nas folhas, evitando que escorra para o solo. Esta dica pode ser usada não apenas para mato ou capim, mas também em ervas daninhas, espinheiros e outras plantas indesejáveis.

Conforme o repórter Rayder Bragon em matéria publicada no dia 09 de junho de 2022, para o portal UOL, o quintal também pode ser utilizado para produção de hortaliças ou ervas medicinais, por exemplo. Em suma, saiba mais no canal Valdir Barbosa:

Veja mais: Panqueca doce americana: veja como fazer essa deliciosa receita

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies