Como fazer lavagem nasal em bebê de maneira simples, fácil e segura? Aprenda aqui

Conheça essas dicas incríveis para fazer lavagem nasal em bebê

O nariz do bebê é muito delicado, assim como várias outras partes do seu corpo. Por isso é preciso estar sempre limpo e bem hidratado. Entretanto, muitas mamães têm dificuldade quanto a isso porque não sabem como fazer esse processo sem correr o risco de machucar ou sufocar a criança. Esse é o seu caso? Pois, saiba que nessa sexta-feira, dia 4 de fevereiro, nós vamos te ensinar como fazer lavagem nasal em bebê de maneira simples e segura.

Continua depois da publicidade

A equipe do blog Truques Caseiros se dedicou a procurar as melhores informações para lhe ajudar a resolver esse problema. E a dica que vamos apresentar é a melhor e mais adequada às suas necessidades, pois vamos lhe mostrar passo a passo como fazer lavagem nasal em bebê com total segurança. Afinal, sabendo como fazer corretamente com toda a certeza você vai proceder sem colocar o bebê em risco. Vamos lá?

Você pode gostar: Enxoval do bebê: confira 15 itens que facilitar a vida das mamães e dos papais.

Continua depois da publicidade

Fazer lavagem nasal em bebê é uma necessidade

O ato de fazer a lavagem nasal em bebê não é apenas um capricho das mamães corujas. É também uma necessidade, para prevenir doenças e até mesmo tratar algumas que eventualmente já estejam instaladas. Dentre os benefícios da higiene nasal do bebê podemos citar:

  • Diminui a inflamação nas vias aéreas e melhora em até 64% os sintomas respiratórios;
  • Melhora os quadros de gripe, resfriado e rinite alérgica;
  • Reduz significativamente os casos de infecções virais em pessoas que não estejam gripadas;
  • Quando feita diariamente, melhora em até 67% a qualidade do sono das crianças;
  • Reduz os episódios de tosse noturna, pois retira o excesso do muco nasal;
  • Melhora os quadros de espirros, pois retira partículas de ácaro e poeira das vias aéreas.

Confira: Como dar banho em um bebê com segurança? Confira essas dicas.

Como proceder a higiene nasal do jeito certo

Para proceder corretamente à lavagem nasal em bebê, primeiramente coloque o soro fisiológico dentro de uma xícara e esquente no micro-ondas por aproximadamente 5 segundos. Isso servirá para deixá-lo na temperatura do corpo, o que é muito bom para os bebês. Em seguida, coloque o soro numa seringa para colocá-lo no nariz da criança. Se o bebê tiver entre 6 meses e 1 ano é indicado 5 ml de soro fisiológico em cada narina. Acima de 1 ano essa quantidade deve aumentar para 10 ml.

Tendo colocado o soro na seringa, envolva o bebê em uma mantinha, de forma que seus movimentos sejam limitados. Isso vai servir para ele não se machucar, caso comece a se debater. Coloque-o sentado e em posição reclinada, para que o soro fisiológico não o faça engasgar e nem desça para o canal do ouvido. Feito isso, encaixe a seringa no nariz e aperte bem devagar. Pode acontecer de o soro fisiológico entrar numa narina e sair na outra, mas isso não é uma regra. Faça esse processo em ambas as narinas e a higiene nasal do bebê já estará completa.

Agora, para compreender melhor esse processo, assista o vídeo abaixo. Nele a fisioterapeuta Raquel Escobar ensina a técnica para fazer a higiene nasal do bebê. O vídeo está disponível no canal Macetes de Mãe, mas você pode assistir clicando abaixo.

Leia também: Aprenda a fazer lenços umedecidos em casa para cuidar do seu bebê.

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies