Carnaval: confira alguns cuidados necessários com a rede elétrica neste período

Com algumas dicas simples, vamos evitar muitos acidentes graves nesta época do ano

Carnaval chegou e, embora com muitas restrições por causa da pandemia da Covid-19 na maioria dos lugares, a folia vai acontecer de alguma maneira. Todavia, entre tantos assuntos que devemos nos preocupar, um deles diz respeito a rede elétrica. Isso porque algumas brincadeiras podem acabar em acidente neste período. E, nesta sexta-feira, dia 25 de fevereiro de 2022, o blogue Truques Caseiros vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, evite fazer os chamados ‘gatos’, ou seja, roubar energia de postes para fins particulares. Por exemplo, muitos tem o hábito de fazer isso para ligar energia de carrinhos de lanche, por exemplo. Assim, as concessionárias de energia elétrica orientam para não fazerem isso, até por conta do risco de curto-circuito, além de ser crime. E o Truques Caseiros tem outras dicas.

Veja em seguida: Samambaias: confira algumas dicas para cuidar da sua planta de maneira adequada

Continua depois da publicidade

Agora, outra coisa muito comum no carnaval é pendurar enfeites nos postes. No entanto, de acordo com concessionárias consultadas, isso também é muito perigoso. Por exemplo, a EDP, que atua em algumas cidades do estado de São Paulo, alerta para o risco de colocar máscaras e adornos perto das linhas de eletricidade.

Outro alerta importante é evitar jogar serpentinas e aqueles papeis metálicos em direção dos fios de eletricidade. Isso porque podem até se tornar condutores de energia, dar choque em quem tiver contato, além de romper algum cabo, deixando a região sem luz. Assim, vai gerar grande transtorno.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Vai passear com o cachorro? Confira algumas orientações importantes e tenha segurança

Acidentes com postes no carnaval

Se beber, não dirija. Entretanto, muita gente desobedece, dirige e causa acidentes, inclusive, batendo em postes de eletricidade. Caso isso aconteça, a orientação das concessionárias é não sair do veículo e esperar a chegada dos profissionais da empresa. Afinal de contas, o carro também pode se tornar um condutor de eletricidade. Então, é preciso ter cuidado e aguardar o socorro adequado.

Por fim, também tome cuidado com aparelhos elétricos próximos de piscinas. Nesta época do ano, muita gente gosta de curtir um dia de sol, ficar com os amigos e ligar rádios e aparelhos de som. Contudo, os cabos e fios desses componentes não podem ficar em contato com a água da piscina. Neste sentido, o risco de um curto-circuito e, consequentemente, de um acidente, também é muito grande. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘TV UFG’ com uma reportagem que aborda um pouco mais sobre o assunto.

Veja em seguida: Pedras para jardim: conheça 3 opções para usar na decoração da sua casa

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies