Penedo: conheça essa colônia finlandesa no interior do estado do Rio de Janeiro

Bairro de Itatiaia esconde muitas belezas e vale a pena conhecer

Penedo é um bairro da cidade de Itatiaia, cidade que fica no lado fluminense do Vale do Paraíba. No entanto, por ser afastado da cidade, muitos pensam até que é uma cidade ou um distrito. Contudo, trata-se da única colônia finlandesa no Brasil e que encanta por suas construções típicas. O blogue Truques Caseiros esteve lá e, neste domingo, dia 20 de fevereiro de 2022, vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, para quem vem de mais longe, o ideal é já reservar uma pousada ou hotel antes. Por ser uma região essencialmente turística, possui muitas variedades. Entretanto, nem todas aceitam pets e, para uma reserva, normalmente pedem um pacote de dois dias para o final de semana. Para quem mora em cidades próximas, vale a pena fazer um bate-volta. E o Truques Caseiros tem outras dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: CDs: confira algumas dicas de como aproveitar o material velho na decoração

Continua depois da publicidade

Apesar de ser uma colônia finlandesa, é muito raro encontrar um finlandês ou um descendente de finlandeses por lá. Ainda assim, as referências estão por todas as partes e existe até mesmo um museu da cultura finlandesa no final da avenida principal, o qual deve-se pagar para entrar.

Penedo e as lojas de chocolate

Por conta de sua origem, Penedo tem até um hotel do Papai Noel. Afinal de contas, o bom velhinho nasceu na Lapônia, um estado da Finlândia. Inclusive, o principal centro comercial chama-se ‘Pequena Finlândia’ e tem uma imagem dele na entrada. Mas o que chama a atenção mesmo são os chocolates.

Veja em seguida: Potes de vidro: confira algumas dicas para reutilizar o material em casa

Logo na entrada, existe uma chocolateria, onde, no fundo, também tem uma fábrica e é possível observar o produto sendo feito. Então, são diversas opções de chocolates em barra e também chocolates quentes, com direito a chantilly e tudo. Isso sem contar os restaurantes diversos. Além de tudo, a cidade conta com uma sorveteria que possui algumas receitas típicas da Finlândia. E fica bem ao lado do centro comercial.

Por fim, o bairro de Penedo possui um amplo comércio de artesanato e decoração. E para quem curte essas coisas, essa colônia finlandesa é um prato cheio. Mas, vale um alerta: embora seja uma colônia europeia, a região é bastante quente nos primeiros meses do ano. Então, você só encontrará o friozinho mesmo, no meio do ano. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Foco na Viagem’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Técnica oriental usando gelo para combater acne e deixar o rosto lindo

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies