Anúncio

Tropaeolum majus: aprenda tudo sobre a famosa capuchinha

Veja agora mesmo todos os detalhes dessa plantinha

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São Paulo, 22 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – Se você é um amante da culinária, sem dúvidas, já ouviu falar da capuchinha. Essa plantinha vem fazendo muito sucesso entre todos os brasileiros e, também, tem tudo para ser uma das mais buscadas durante o ano de 2023.

Continua depois da publicidade

O grande favoritismo dessa plantinha se deve ao fato de que, além de contar com uma floração mais do que exuberante, ela também possui benefícios fantásticos na culinária. Por exemplo, a capuchinha é rica em muitas vitaminas e minerais.

Continua depois da publicidade

Dentro desse contexto, resolvemos trazer, aqui nessa matéria, todas as informações sobre a capuchinha. Desse modo, você poderá conferir os seus benefícios e, até mesmo, detalhes sobre o seu plantio e cultivo. Além disso, conferirá muitas fotos incríveis dessa plantinha.

Continua depois da publicidade

Capuchinha: venha conhecer os segredos dessa plantinha

Capuchinha (Foto: Reprodução Canva Pro)
Tropaeolum majus: aprenda tudo sobre a famosa capuchinha (Foto: Reprodução Canva Pro)

A capuchinha, conhecida cientificamente como Tropaeolum majus, pertence à família Tropaeolaceaes e é nativa das montanhas localizadas nos Andes. De modo que ela pode ser encontrada desde a Bolívia até a Colômbia. Diante do seu uso ornamental em ambientes internos e externos, a planta passou a ser cultivada em vários países ao redor do mundo inteiro, inclusive no Brasil.

No nosso país, essa planta se adaptou muito bem, por causa do clima temperado e tropical. Assim, hoje, é possível encontrar mudas dessa espécie em diferentes estados brasileiros. Incrível, não é mesmo?

Como dito anteriormente, além de uma beleza exuberante, essa plantinha também conta com muitos benefícios. Afinal, conforma noticiado pela redação da Abril, no dia 6 de junho de 2022, ela é rica em vitamina C e minerais. Dentre esses estão o potássio, cálcio e zinco. Além disso, a espécie conta com compostos sulfurosos que são mais do que benéficos ao sistema imunológico.

Reportagem sobre a capuchinha (Foto: Reportagem Abril)
Reportagem sobre a capuchinha (Foto: Reportagem Abril)

Capuchinha na cozinha

Sem dúvidas, essa é uma das plantinhas mais utilizadas na cozinha. De modo que seu sabor picante, que lembra muitas vezes uma rúcula ou, ainda, um agrião, faz sucesso em dezenas de pratos culinários. Inclusive naqueles assinados por grandes chefes.

Por exemplo, dependendo da região do Brasil, você poderá saborear essa espécie de plantas em pães, panquecas, pizzas e pratos cozidos. Além disso, ela é usada em sopas, risotos e em muitos molhos de acompanhamento.

Capuchinha (Foto: Reprodução Canva Pro)
Tropaeolum majus: aprenda tudo sobre a famosa capuchinha (Foto: Reprodução Canva Pro) (Foto: Reprodução Canva Pro)

Cultivo

O cultivo da capuchinha é simples. De modo que você, com certeza, pode cultivá-la em sua cozinha. Para tal, não esqueça de fornecer ao menos 4 horas de sol para essa planta todos os dias. Por fim, forneça uma poda de limpeza para a mesma. Assim, nós do Casa & Agro, garantimos que você manterá as suas folhas saudáveis e se desenvolvendo ao longo de toda a sua vida.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More