Anúncio

Temperos: aprenda como cultivar ervas culinárias sem dificuldade

Faça a sua hortinha doméstica de temperos

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 10 de fevereiro de 2023, por Mayara Porto. – Hoje em dia as pessoas estão se importando cada vez mais em cuidar da alimentação, e desse modo, ter um corpo e uma vida mais saudável. Já pensou que, ao invés de comprar todos os temperos no mercado, você mesmo pode plantar a sua própria hortinha de ervas culinárias em casa? Será sensacional colher e usar o tempero verde fresquinho da horta!

Continua depois da publicidade

Hoje, vamos ensiná-lo a montar a sua horta de ervas aromáticas. Mesmo com pouco espaço, vamos te mostrar que é possível conseguir montar o seu kit de temperos na horta. Continue a leitura e fique por dentro das nossas melhores dicas para essa finalidade. Veja abaixo.

Continua depois da publicidade

Tipos de horta (Vertical, vasos, canteiros)

Para quem dispõe de pouco espaço, a horta vertical pode ser uma boa solução. Escolha uma parede da sua casa, que pegue sol e que possa virar uma horta. Nessa parede, você tem inúmeras opções criativas para fazer vasos verticais, como: canos grandes cortados ao meio, bicas de água, garrafas PET ou, até mesmo, vasos de plantas presos na parede.

Continua depois da publicidade
Horta vertical (Reprodução Canva Pro)
Horta vertical (Reprodução Canva Pro)

Todavia, para quem possui uma área espaçosa, as opções de horta aumentam. Canteiros criativos são muito fáceis de criar com qualquer material, então, dê asas à sua imaginação. Entretanto, caso opte por canteiros, lembre-se de delimitar as áreas de cada espécie, separando-as totalmente com barreiras, pois cada cultura tem necessidades diferentes. E, por fim, existe a opção de plantar em vasinhos separados para cada tempero.

Tipos de temperos

Nós, do blog Casa e Agro, separamos 3 espécies de ervas culinárias para você começar a jardinar na sua hortinha doméstica. Visto que, o único componente obrigatório para o cultivo de ervas é a iluminação solar direta em pelo menos 2 horas do dia; atente-se a isso.

Horta (Reprodução Pixabay)
Horta (Reprodução Pixabay)

Manjericão

Conforme Vanessa D’amaro, em 27 de junho de 2020, em matéria para o blog Casa Vogue, o manjericão é uma ótima opção para o cultivo em vasos, por crescer pouco e não precisar de muito manejo. Existem várias espécie,s e cada uma com necessidades diferentes como, por exemplo: o manjericão-roxo, que gosta mais de luz indireta do que de luz solar direta e o manjericão italiano, que gosta de muito sol e pouca água.

Imagem: Casa Vogue
Imagem: Casa Vogue

Coentro

A erva mais polemica do mundo dos temperos culinários; se você não a ama, a odeia. O coentro também é uma planta que, assim como o manjericão, sofre bastante variação de aromas e sabores entre suas várias espécies. Mas no geral, a planta gosta de sol e solo úmido rico em matéria orgânica.

Horta (Reprodução Canva Pro)
Horta (Reprodução Canva Pro)

Alecrim

E, por último, apresentamos uma das ervas culinárias mais cheirosas do mundo,; o amado alecrim! Ele é perfeito para incrementar molhos de carnes e peixes, além de ser ótimo componente chás e alegrar o dia com seu aroma especial que traz felicidade. Essa plantinha é bem rûstica, gosta de solo mais arenoso, não tolera muita agua e nem adubação em excesso. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More