Anúncio

Salsa: veja como cultivar um dos temperos mais queridos da culinária brasileira

Adicione mais uma erva a sua hortinha e aproveite seus benefícios

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 19 de fevereiro de 2023, por Janaina Brito – Você provavelmente já experimentou salsa em algum momento da sua vida. Tempero coringa, a hortaliça torna saladas, massas, sopas, carnes e molhos mais saborosos e perfumados. Com tantas aplicações na cozinha, nada mais prático do que começar a cultivar a querida salsinha na horta!

Continua depois da publicidade

O que muitos não sabem é que essa erva também tem propriedades terapêuticas e pode fazer muito bem a saúde. Além disso, a espécie possui cultivo rústico e descomplicado, ou seja, cuidar de um pé de salsa em casa demanda pouquíssimas cuidados. Confira, abaixo, como plantar um dos temperos mais versáteis de forma simples e rápida.

Continua depois da publicidade
Salsa (Reprodução Canva)
Salsa (Reprodução Canva)

Vantagens de consumir salsinha regularmente

A salsa já é conhecida por seus nutrientes e propriedades medicinais. A hortaliça é rica em minerais como ferro e potássio, em ácido fólico, além de ser fonte das vitaminas A, do complexo B, C e D e de antioxidantes. Desse modo, de acordo com a redação do site eCycle, o consumo regular de salsinha fortalece o sistema imunológico, evitando gripe e resfriados, combate a anemia e auxilia no controle da pressão arterial e da diabetes, o que a torna aliada do bom funcionamento do coração.

Continua depois da publicidade

Ademais, o tempero verde também possui ação diurética, atua como protetor da saúde dos olhos e dos ossos e combate o envelhecimento precoce, prevenindo diversas doenças associadas. A salsa costuma incrementar o sabor dos pratos, o que reduz a necessidade do uso de sal na dieta. Porém, o excesso no consumo do chá das folhas pode ter efeito abortivo.

Imagem eCycle
Imagem eCycle

Passo a passo para cultivar salsa

A propagação da salsinha é feita através de sementes no local definitivo, que pode ser em pequenas áreas diretamente no chão do quintal, canteiros de hortas ou em vasos. Para acelerar a germinação, deixe os grãos de molho em água morna por 24h antes de plantar. Além disso, invista em solos tipo areno-argilosos, bem drenados e ricos em matéria orgânica, apesar de a espécie se desenvolver bem em uma variedade de substratos, até naqueles de baixa fertilidade.

Para o cultivo em vasos, escolha um recipiente grande e que não limite o crescimento da vegetação. As raízes costumam chegar a 50cm de profundidade, então, certifique-se que o recipiente comporte esse volume. Em seguida, adicione proporções iguais de terra, areia e composto orgânico ao vaso.

No chão ou em vasos já prontos, acrescente duas a três sementes a um centímetro de profundidade, cubra os grãos deixando o solo fofinho e faça a primeira rega. Quando as mudas atingirem cerca de 5cm de altura, faça o desbaste mantendo apenas as folhas mais vigorosas.

Salsa (Reprodução Canva)
Salsa (Reprodução Canva)

Sol ou sombra?

A salsinha é a típica hortaliça que adora um ambiente bastante ensolarado. Assim, ambientes com luz solar direta são ideais. Ela também tolera regiões quentes, embora prefira temperaturas mais amenas. O calor em excesso estimula a floração precoce da espécie, o que não é interessante para a produção das folhas. Então, faça a proteção do pé de salsa nos períodos mais quentes do dia.

Cuidados

Como cuidados, faça as regas mantendo o solo sempre úmido mas sem encharcar. Ademais, limpe a área de cultivo para evitar a proliferação de plantas invasoras, assim como possíveis doenças. Por fim, você pode fazer adubações regulares, tanto químicas quanto orgânicas. A borra de café é uma ótima opção para manter o solo levemente ácido, como a salsa gosta.

Colheita

A salsinha está pronta para a colheita quando atinge, no mínimo, 14cm de altura, geralmente, dois a três meses após o início do cultivo. Para conseguir uma produção farta e constante, retire apenas um terço das folhas mais antigas e já estabelecidas, com o talo. Outrossim, com as dicas do blog Casa&Agro, a cada 30 dias pode-se fazer uma nova colheita com a rebrota vigorosa da espécie.

Salsa (Reprodução Canva)
Salsa (Reprodução Canva)

Viu, como plantar salsa pode ser o investimento perfeito para a sua horta? Comece a cultivar e não deixe de aproveitar os benefícios que esse tempero coringa vai trazer para a saúde da sua família.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More